Raquel lidera as alas de perna de par dos blocos do Rio Foto: Márcia Foletto / Agência O GloboDo alto de seus dois metros e cinquenta e cinco centímetros (um metro a mais do que a natureza lhe deu), a artista Raquel Potí, de 34 anos, sustenta um sorriso tão grande quanto as pernas de pau que a elevam e a fazem ver o mundo de um lugar privilegiado. Atriz, artesã e pernalta, a caiçara — descendente de indígenas e brancos —, nascida em uma vila de pescadores em Pedra de Guaratiba, é figura garantida, desde 2009, nos blocos de rua do Rio de Janeiro. Este ano, assim como em 2017, ela vai sambar no alto da perna de pau em pelo menos 17.
Apaixonada pelo carnaval desde criança, a artista conta que sua relação com a folia se estreitou em 2009, antes mesmo de aprender a andar sobre as estacas de madeira:
— Na época, sofri uma perda muito grande. Meu companheiro, morreu no dia 6 de janeiro, dia de Folia de Reis, em decorrência de um câncer. E acabei vendo no carnaval uma oportunidade de transmutar aquela dor. Fui curtir a folia de coração muito aberto. Saí em um bloco no Centro do Rio e, no mesmo ano, fui convidada a ser madrinha de bateria do Carmelitas.

Fonte: Extra Online