Pelo menos 15 pessoas morreram e mais duas dezenas ficaram presos nos destroços depois que foguetes russos Uragan atingiram um prédio de cinco andares na região de Donetsk, na Ucrânia, disseram autoridades locais neste domingo (10), enquanto equipes de resgate abriam caminho pelos escombros.

O governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse que o ataque no prédio de apartamentos ocorreu na noite de sábado (9) na cidade de Chasiv Yar. O serviço de emergência regional deu o número de mortos em 15 na tarde de domingo, acrescentando que mais 24 pessoas ainda podem estar sob os escombros.

“Nós corremos para o porão, houve três impactos, o primeiro em algum lugar da cozinha”, disse uma moradora local que se identificou como Ludmila, falando enquanto os socorristas removiam um corpo em um lençol branco e limpavam os escombros usando um guindaste e suas próprias mãos.

“O segundo (impacto), eu nem me lembro, houve um raio, corremos para a segunda entrada e depois direto para o porão. Ficamos sentados lá a noite toda até esta manhã.”

Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, disse em um post do Telegram que foi “outro ataque terrorista” e que a Rússia deveria ser designada como um estado patrocinador do terrorismo como resultado.

A Rússia, que diz estar realizando uma “operação militar especial” para desmilitarizar a Ucrânia, nega ter atacado civis deliberadamente.

As províncias de Luhansk e Donetsk compreendem Donbass, a região industrial do leste da Ucrânia que se tornou o maior campo de batalha da Europa por gerações. A Rússia quer tomar o controle do Donbass em nome dos separatistas que apoia.

Moscou diz que expulsar os militares ucranianos da região é fundamental para o que chama de “operação militar especial” para garantir sua própria segurança, uma ofensiva que já dura mais de quatro meses e que o Ocidente chama de guerra não provocada.

Fonte: CNN Brasil