Autoridades nas Filipinas estavam em alerta máximo neste domingo (25), quando o supertufão Noru começou a atingir as ilhas orientais do país em um caminho em direção à principal ilha de Luzon.

O olho da tempestade, conhecida localmente nas Filipinas como Super Tufão Karding, estava chegando às Ilhas Polillo às 17h locais, de acordo com uma atualização da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA).

A tempestade tem ventos sustentados de 240 km/h, com rajadas de até 295 km/h, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center.

As autoridades emitiram anteriormente um alerta de emergência extremo quando a tempestade atingiu o status de supertufão no início da manhã deste domingo, horário local, depois de se intensificar repentinamente.

“O mais alto protocolo de preparação e resposta a emergências foi ativado na região metropolitana de Manila, Central Luzon, Calabarzon, Mimaropa e na região de Bicol”, disse o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres.

Ele pediu ao público que tome cuidado, acrescentando que ventos fortes devem atingir as próximas 18 horas.

Espera-se que o tufão atinja a parte norte de Quezon ou a parte sul de Aurora à noite, disse a PAGASA em um boletim de televisão a cada hora ao vivo. Na época, disse que não descartava um desembarque nas Ilhas Polillo à tarde.

Escolas em várias cidades, incluindo Muntinlupa City e Aurora, suspenderam as aulas na segunda-feira, 26 de setembro, devido à tempestade que se aproxima.

De acordo com a CNN Weather, Noru agora tem ventos iguais a um furacão de categoria 5 nos EUA.

Espera-se que traga grandes ondas e tempestades, chuvas torrenciais e ventos superiores a 200 km/h para Luzon nas próximas 24 horas.

A PAGASA emitiu um sinal de alerta de nível quatro para as Ilhas Polillo, antecipando grandes danos que poderiam ser causados ​​pela tempestade.

O alerta veio depois que a tempestade se intensificou rapidamente nas primeiras horas de domingo.

O Joint Typhoon Warning Center disse que passou de um tufão de 140 km/h para um supertufão de 250 km/h em apenas seis horas.

A PAGASA também emitiu alertas de nível dois e três para grande parte de Luzon, incluindo a região metropolitana de Manila.

Tempestade tropical Talas mata duas pessoas no Japão

Enquanto isso, autoridades no Japão disseram no domingo que duas pessoas morreram em deslizamentos de terra causados ​​pela tempestade tropical Talas.

Uma pessoa está desaparecida depois que seu carro caiu em um rio, informou o governo da província de Shizuoka.

A prefeitura registrou a maior precipitação diária já registrada, incluindo uma precipitação recorde de 416,5 mm (mais de 16 polegadas) em Suruga-ku, cidade de Shizuoka, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Durante a chuva, a prefeitura pediu que 1.200.000 famílias – aproximadamente 3 milhões de pessoas – evacuassem.

Mais de 1.000 casas e um grande número de estradas na prefeitura foram inundadas, disse, acrescentando que várias pontes desmoronaram.

— Haley Brink da CNN contribuiu para esta reportagem

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil