Oficinas de Mangá (quadrinhos japoneses com personagens de traços marcantes), moxaterapia (técnica da acupuntura que utiliza um bastão com ervas), danças folclóricas, palestras, aulas de artes marciais, oficina de origami (dobradura em papel) e exposições são algumas atrações da 13ª edição do Bunka-Sai, Festival da Cultura do Japão de Petrópolis, município da região serrana fluminense. O evento será realizado de 12 e 16 deste mês, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita.

O Bunka-Sai faz parte do calendário oficial de eventos de Petrópolis e constitui um atrativo a mais na cidade na baixa temporada turística, atraindo visitantes de diversas partes do estado do Rio e do Brasil. O prefeito Rubens Bomtempo disse que a mais nova festa cultural da cidade objetiva “saudar um povo que sempre foi nosso parceiro e faz parte da nossa história. Somos muito gratos aos japoneses por todo o apoio e cooperação nos momentos em que mais precisamos e pelos inúmeros ensinamentos”

Abertura

A cerimônia de abertura do 13º Bunka-Sai ocorrerá na próxima quarta-feira (12), às 11h, com apresentação do Coral Infantil do Projeto do Sol, o Coral Som Movimento do Instituto Caminho da Roça, e Quinteto de cordas da Ação Social pela Música do Brasil (ASMD), entoando os hinos nacionais do Japão e do Brasil, sob regência do maestro Rafael Macedo. O cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, participará da cerimônia. Em seguida, haverá o Kagami Biraki (sangria do barril de saquê) e o San San Nana Byoushi (ritual de boas-vindas à festa).

Logo após, haverá apresentação de Taiko, os famosos tambores japoneses, pelos Grupos Komyo RJ e Tinguá. O público vai apreciar também oficina de mangá, língua japonesa e pipa japonesa e a Dança do Dragão e Bom-Odori, dança folclórica japonesa.

Expectativa

A expectativa da secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, é positiva. “Tivemos uma ocupação hoteleira muito positiva na Serra Serata de 74% e esperamos receber ainda mais visitantes neste período, para participar do Bunka-Sai e tudo que Petrópolis tem a oferecer”. A 13ª edição da Serra Serata, festival da cultura italiana, ocorreu em dois fins de semana do mês passado.

A programação completa da 13ª edição do Bunka-Sai pode ser acessada no site do evento, onde também é possível encontrar toda a história da ligação entre Brasil e Japão, edições anteriores e curiosidades.

Fonte: Agência Brasil