O primeiro brasileiro diagnosticado com a varíola dos macacos falou recebeu alta na segunda-feira (20). Anderson Ribeiro falou à CNN sobre os principais sintomas que apareceram e como foi seu tratamento.

“São feriadas que poderiam ser catapora, poderiam ser qualquer outra coisa”, disse. Anderson disse que isso aconteceu porque “não conhecia a doença”.

Ele também falou que teve todos os sintomas já divulgados. “Febre, dor de cabeça, muita dor no corpo, com a sensação de o corpo estar quebrado”, explicou.

Além disso, o paciente diz estar com “lesões secundárias” em decorrência da doença.

“Algumas lesões da varíola geraram lesões secundárias, principalmente na mucosa”, afirmou.

A primeira infecção foi relatada no dia 8 de junho e o paciente ficou isolado no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.

Anderson falou que não houve um tratamento específico, mas que evitava as dores. “[Doença] foi tratada com antibióticos e analgésicos. Não tem nenhum tratamento específico, precisa esperar o tempo de 14 dias e mais 14 agora em casa”, relatou.

Até o momento, o Brasil tem oito casos confirmados da doença. O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Fonte: CNN Brasil