8 agosto 2022, 22:50 -03

Atualizado Há 30 minutos

Donald Trump gesticula enquanto fala e olha para a frente

Crédito, Getty Images

Ex-presidente reclamou que ‘incursão não anunciada em minha residência não era necessária ou apropriada’

O ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (8/8) que sua mansão no Estado da Flórida foi invadida pela polícia federal americana, o FBI, e que agentes arrombaram um cofre da casa.

Em um comunicado, Trump disse que a residência de Mar-a-Lago, em Palm Beach, estava “ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”.

Segundo fontes, a busca faz parte de uma investigação sobre documentos oficiais que podem ter sido violados pelo ex-presidente republicano.

De acordo com a rede CNN, Trump estava na Trump Tower, em Nova York, no momento da invasão.

“São tempos sombrios para nossa nação”, afirmou o ex-presidente através de uma nota, acrescentando que tem cooperado com todas as autoridades relevantes e, portanto, a “incursão não anunciada em minha residência não era necessária ou apropriada”.

Trump disse que se trata de “má conduta acusatória ” e de “uma armação do sistema de justiça” para impedi-lo de possivelmente concorrer à Casa Branca em 2024.

“Tal ataque só poderia ocorrer em países falidos do Terceiro Mundo”, disse o republicano. “Infelizmente, a América se tornou um desses países, corrupto em um nível nunca visto antes.”

“Eles até arrombaram meu cofre!”

A CBS News confirmou que a execução do mandado de busca pelo FBI na propriedade de Trump está relacionada a uma investigação sobre o manuseio dos registros do Arquivo Nacional.

Em fevereiro, o Arquivo Nacional, agência do governo americano que preserva os registros presidenciais, pediu ao Departamento de Justiça que investigasse Trump por possíveis irregularidades no manuseio de documentos oficiais.

O Arquivo Nacional diz ter recuperado 15 caixas em Mar-a-Lago, algumas das quais continham registros confidenciais.

Vista de mansão durante o dia

Crédito, Getty Images

Arquivo Nacional diz ter encontrado caixas com documentos confidenciais em Mar-a-Lago

Os presidentes dos EUA são obrigados por lei a transferir todas as suas cartas, documentos de trabalho e e-mails para o Arquivo Nacional. Entretanto, Trump é acusado de ter rasgado ilegalmente muitos documentos.

Alguns pedaços de folha precisaram ser colados novamente, segundo a agência estatal. Na época, Trump reagiu afirmando que a acusação era uma “notícia falsa”.

Um conselheiro de Trump de alto escalão não identificado confirmou à CBS que a busca do FBI nesta segunda-feira estava relacionada aos registros presidenciais.

A fonte acrescentou: “Eles [agentes do FBI] acabaram de sair, e saíram com muito pouco”.

Em um livro a ser publicado, Confidence Man, a jornalista do New York Times Maggie Haberman relatará que funcionários da Casa Branca ocasionalmente encontravam pedaços de papel entupindo vasos sanitários e acreditavam que Trump era o responsável pela descarga.

A jornalista obteve fotos que, segundo ela, mostram papéis em um vaso sanitário da Casa Branca.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC