O ex-presidente mexicano Luis Echeverria, que assumiu o cargo em 1970 prometendo uma abertura democrática para o país, mas supervisionou seis dos anos mais difíceis de uma chamada “guerra suja” contra dissidentes, morreu aos 100 anos.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador no Twitter confirmou a morte no sábado, expressando suas condolências à família de Echeverria.

Como um homem idoso, Echeverria escapou das tentativas dos promotores mexicanos de indiciá-lo por genocídio por seu papel em dois massacres infames de manifestantes estudantis em 1968 e 1971, que ajudaram a definir uma era de repressão estatal pesada.

Careca e de óculos, Echeverria negou irregularidades e disse que sua consciência estava limpa. Ele se recusou a testemunhar sobre crimes que não foram totalmente esclarecidos até hoje.

Filho leal do Partido Revolucionário Institucional, ou PRI, que governou o México por 71 anos até sua derrubada nas eleições de 2000, Echeverria acreditava na preservação do sistema partidário abrangente que atingia todas as esferas da vida pública.

Sua presidência de 1970-1976 foi manchada desde o início por acusações de que ele ordenou que as tropas abrissem fogo contra milhares de estudantes que se manifestavam pacificamente na área de Tlatelolco, na Cidade do México, em 2 de outubro de 1968, enquanto servia como ministro do Interior.

Na época, o governo disse que apenas 30 pessoas foram mortas e feridas no massacre, realizado dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos na Cidade do México. Algumas testemunhas disseram que muitos outros corpos foram retirados do local.

Centenas de estudantes foram espancados e presos após o protesto, que ocorreu quando revoltas estudantis estavam em erupção em todo o mundo. Um número definitivo de mortos nunca foi dado.

Repressões e preocupações econômicas

Como ministro do Interior, Echeverria liderou um grupo de altos funcionários elaborando uma resposta às revoltas estudantis, de acordo com documentos do governo dos EUA desclassificados.

Ansioso para “limpar a lousa” durante sua presidência, Echeverria prometeu uma “abertura democrática”. Ele libertou pessoas presas após o massacre e cortejou a esquerda intelectual, promovendo-os a cargos de destaque no governo.

Mas do final dos anos 1960 ao início dos anos 1980, ativistas dizem que as forças de segurança do PRI foram responsáveis ​​por uma campanha brutal contra intelectuais de esquerda e jornalistas críticos, muitos dos quais foram mortos e desapareceram durante o governo de Echeverria.

Em 10 de junho de 1971, dia da celebração católica de Corpus Christi, uma força paramilitar conhecida como Los Halcones, ou The Falcons, atacou um protesto estudantil com pistolas, rifles, gás lacrimogêneo e cassetetes, matando ou ferindo dezenas de manifestantes.

Nascido em 17 de janeiro de 1922 em uma família de classe média na Cidade do México, Echeverria era conhecido por abraçar uma política externa de esquerda enquanto se aproximava de Washington.

O presidente dos EUA, Richard Nixon, gostava de Echeverria.

“Ele é forte, ele quer jogar os jogos certos”, disse Nixon sobre Echeverria em uma conversa gravada com o diretor da Agência Central de Inteligência.

Durante sua presidência, Echeverria tinha planos de redistribuir as terras dos ricos para os camponeses e adotou uma política econômica protecionista de altas tarifas, intervenção do Estado e preferência por produtos domésticos.

À medida que o setor público crescia e os empréstimos do governo disparavam, Echeverria alienou a classe empresarial, que parou de investir e enviou seu capital para fora do país.

A dívida externa do México sextuplicou e o valor do peso caiu quase pela metade durante o mandato de Echeverria, levando a uma desvalorização da moeda pouco antes de seu mandato expirar.

Em 2006, um juiz ordenou que Echeverria fosse colocado em prisão domiciliar por sua conexão com os assassinatos de estudantes.

Mas em março de 2009, um tribunal decidiu que a repressão do exército não se qualificava como genocídio e confirmou decisões anteriores de que um estatuto de limitações de 30 anos para os crimes havia expirado.

Em 2020, depois de cerca de 10 anos fora dos olhos do público, a mídia mexicana fotografou Echeverria esperando em uma cadeira de rodas para receber uma vacina Covid-19, usando um chapéu de palha de abas largas e arregaçando a manga de uma camisa lilás para a foto.

Fonte: CNN Brasil