Diante do aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, a microbiologista Natalia Pasternak, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3), criticou a maneira como ocorreram as flexibilizações no país, especialmente do uso de máscaras.

“A gente errou em exaltar essa remoção das máscaras e não educar a população para quando, e como, a máscara é necessária”, afirmou.

Na avaliação da especialista, mais do que focar na obrigatoriedade ou não da utilização do equipamento, é necessário ter conhecimento dos riscos associados a cada ambiente e dos benefícios trazidos pelo acessório.

“A máscara serve para diminuir a probabilidade do contágio. Então em locais onde o contágio é muito provável – como transporte público, locais muito aglomerados e muito fechados, sem ventilação, onde as pessoas vão passar longos períodos juntas – nesses locais o bom senso deveria falar mais alto”, explicou.

Além das máscaras, Pasternak reiterou a importância de completar o regime de vacinação para garantir a proteção contra a doença.

“Quem tem mais de 50 agora é elegível para tomar a 4ª dose, deve tomar, vai estar mais protegido”, orientou a especialista. O Ministério da Saúde anunciou ontem (2) a recomendação.

Pasternak ainda orientou as pessoas que estão com doses atrasadas a completarem o ciclo vacinal.

“Quase todas as vacinas, menos a da Janssen, são vacinas de três doses. Então o regime vacinal completo, para qualquer pessoa é um regime de três doses”, disse.

Assista à íntegra da entrevista no vídeo acima.

Fonte: CNN Brasil