Uma série de grandes explosões abalou a cidade de Nova Kakhovka, em Kherson, na Ucrânia, na noite desta segunda-feira (11). Grande parte da região está sob ocupação russa.

É a segunda grande explosão em quatro dias na cidade, local de uma importante barragem hidrelétrica e uma ligação no abastecimento de água da Crimeia através do canal da Crimeia do Norte.

Um vídeo postado nas redes sociais mostrou explosões e uma enorme bola de fogo iluminando o céu.

Serhiy Khlan, um oficial ucraniano que é membro do conselho regional de Kherson, disse no Facebook: “em Nova Kakhovka menos um depósito de munição russo. Eles trouxeram, trouxeram, estocaram, estocaram e agora têm fogos de artifício à noite”.

Khlan, que não está na região de Kherson, alertou os moradores de Nova Kakhovka para não se aventurarem ao ar livre.

“Por favor, cuide-se e não se aproxime do local da detonação”, disse ele.

A agência de notícias estatal russa “TASS” não se referiu a um depósito de munição explodindo, mas na quarta-feira passada (6) informou: “as Forças Armadas da Ucrânia atacaram a usina hidrelétrica de Kakhovka na região de Kherson, disse uma fonte”.

O vice-chefe da administração civil-militar apoiada pela Rússia em Kherson, Kirill Stremousov, disse que os mísseis ucranianos não atingiram a usina hidrelétrica.

A “TASS” disse mais tarde que os armazéns com nitrato de potássio explodiram. O nitrato de potássio é uma substância altamente combustível usada como ingrediente em fertilizantes e foi a causa da explosão de Beirute há dois anos.

A CNN não pôde confirmar a causa das explosões ou o que foi destruído. A “TASS” informou ainda: “há vítimas. O mercado, o hospital e as casas foram danificados”, citando a administração civil-militar apoiada pela Rússia em Kherson.

As forças ucranianas intensificaram os ataques usando mísseis e artilharia de longo alcance contra postos de comando russos e locais de munição na última semana.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil