Os Estados Unidos e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão investigando a explosão que matou duas pessoas na Polônia. Mas, informações iniciais sugerem que pode não ter sido causada por um míssil disparado da Rússia, disse o presidente Joe Biden.

Biden falou depois que líderes globais se encontraram para uma reunião de emergência do G20 em Bali, na Indonésia, na quarta-feira (16), após as explosões, que autoridades locais e a Ucrânia disseram ter sido causadas por mísseis fabricados na Rússia.

Questionado se era muito cedo para dizer que o míssil foi disparado da Rússia, Biden expôs: “Há informações preliminares que contestam isso. Não quero dizer isso até que o investiguemos completamente, mas é improvável, conforme as linhas de trajetória, que foi disparado da Rússia, mas vamos ver.”

Os EUA e os países da OTAN investigariam completamente antes de agir, acrescentou.

A reunião foi convocada por Biden, explicou a Casa Branca, depois que duas pessoas morreram em uma explosão em Przewodow, um vilarejo no leste da Polônia perto da fronteira com a Ucrânia.

“Concordamos em apoiar a investigação da Polônia sobre a explosão na zona rural da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia, e eles vão garantir que descubramos exatamente o que aconteceu”, comunicou Biden.

“E então vamos determinar coletivamente nosso próximo passo enquanto investigamos e prosseguimos. Houve total unanimidade entre as pessoas na mesa”, continuou.

Participaram do encontro líderes dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Holanda, Japão, Espanha, Itália, França e Reino Unido. Todos, exceto o Japão, são membros da Otan, a aliança de defesa que também inclui a Polônia.

A determinação de que Moscou foi o culpado pela explosão poderia desencadear o princípio de defesa coletiva da Otan conhecido como Artigo 5º, no qual um ataque a um dos membros da aliança ocidental é considerado um ataque a todos, iniciando deliberações sobre uma possível resposta militar.

A Polônia disse que está verificando se precisa solicitar consultas sob o Artigo 4º da aliança, que permite aos membros da Otan trazer qualquer questão de preocupação, especialmente em relação à segurança, para discussão no Conselho do Atlântico Norte.

A Polônia convocou o embaixador da Rússia em Varsóvia para uma explicação depois que Moscou negou que fosse responsável.

Fonte: CNN Brasil