O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a decisão da Comissão Europeia de recomendar que a Ucrânia se torne um país candidato à União Europeia “exige nossa atenção redobrada”.

“Ainda continua sendo um plano diferente, embora exija nossa atenção redobrada”, disse Peskov durante uma ligação diária com jornalistas.

“Todos sabemos da intensificação na Europa e das discussões sobre o fortalecimento do componente de defesa da União Europeia“, acrescentou. “Portanto, existem diferentes transformações que observamos”.

Já o ministro de Relações Exteriores ucraniano comemorou a decisão, e disse que “esta ação merecida não apenas motivará a Ucrânia a avançar ainda mais em suas transformações, mas também tornará a UE mais segura, mais forte e mais próspera”.

Dmytro Kuleba afirmou que “é hora de ancorar a Ucrânia na família europeia de nações, cujos valores agora estamos defendendo no campo de batalha da agressão russa”.

Também nesta sexta-feira, a Comissão apoiou oficialmente o status da Moldova como candidato à adesão ao bloco, mas rejeitou o pedido da Geórgia, citando a necessidade do país ainda realizar mais reformas para se aproximar dos critérios de adesão.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil