A Hasbro firmou parceria com o New York Times, dono do popular quebra-cabeça de palavras online, para criar “Wordle: The Party Game”. O novo jogo de tabuleiro “oferece a jogabilidade clássica do Wordle, mas agora de uma maneira totalmente nova”, disseram as empresas em um comunicado à imprensa. As versões brasileiras, Termoo ou Letreco, não têm previsão para serem lançadas desta maneira.

A Hasbro abordou o New York Times para fazer a versão do game depois de perceber o quão popular ele se tornou online, de acordo com o vice-presidente sênior e gerente geral da Hasbro Gaming, Adam Biehl.

“O que despertou nosso interesse foi o quanto as pessoas estavam se divertindo postando os resultados nas redes sociais”, disse Biehl em entrevista exclusiva à CNN Business. “Foi quando soubemos que havia algo especial nisso”, pontuou.

“Wordle: The Party Game” é um dos lançamentos mais rápidos da Hasbro, destaciy Biehl, pois a equipe levou menos de um ano para criá-lo. O novo título se encaixa no portfólio de jogos da cultura pop da empresa, que inclui edições de Monopoly baseadas nas séries “Bridgerton” e “Stranger Things”. A empresa está pagando ao Times uma taxa de licenciamento para usar o Wordle.

Muitas versões do jogo foram criadas pelo estúdio da Hasbro antes de chegar ao que está sendo lançado.

“Começamos com o que estamos tentando alcançar”, afirmou Biehl, incluindo ser “autêntico à experiência Wordle tanto quanto possível, porque queremos capturar o que fez os consumidores realmente se interessarem pelo jogo”.

Além disso, a equipe pretendia igualar “a qualidade pela qual o Times é conhecido”, disse Biehl. “Tem sido uma parceria divertida trabalhar com eles nisso.”

As pré-encomendas nos Estados Unidos começam nesta quinta-feira (14), antes do lançamento do jogo, em 1º de outubro. Ele será vendido no site da Hasbro e nas lojas Target, Amazon e Walmart a um preço sugerido de US$ 19,99 (aproximadamente R$ 108).

Como será o jogo

“Wordle: The Party Game” mantém a marca registrada do jogo, que dá aos competidores seis chances de adivinhar uma palavra de cinco letras com a ajuda de algumas pistas codificadas por cores (amarelo, se a letra estiver correta, mas no lugar errado, e verde, se a letra estiver no local correto).

Na edição do jogo de tabuleiro, quatro versões diferentes estão disponíveis para jogar: rápido, cronometrado, por equipes e clássico.

A versão clássica coloca os usuários uns contra os outros enquanto tentam adivinhar as letras da palavra atribuída pelo “Wordle Host”. Os jogadores se revezam no papel de anfitrião, e cada rodada termina após seis tentativas – a menos que a palavra correta seja adivinhada.

O apresentador usa os ladrilhos coloridos para colocar sobre as letras para indicar o que está correto. As versões cronometradas e rápidas limitam a quantidade de tempo que os jogadores têm para fazer seus palpites.

Talvez a diferença mais significativa para a versão online seja o modo em equipe, que terá duas pessoas em um único tabuleiro contra outra equipe e adivinhando a palavra que seu oponente escolheu.

“Sabemos que as pessoas adoram ter uma noite de jogos e receber seus amigos. São experiências sociais, então é uma maneira de compartilhar, conectar e criar memórias”, ressaltou Biehl.

A pontuação é semelhante à forma como a versão online, e incentiva os jogadores a obter a palavra com o menor número de palpites. Quanto menos tentativas um jogador precisar, menos pontos ele marcará – e o jogador com menos pontos no final do jogo vence.

O jogo de tabuleiro contém placas e marcadores de apagar a seco, bem como partições de proteção para evitar trapaças e azulejos verdes e amarelos para dicas. Também está incluída uma lista oficial de palavras para usar, compilada pelo Times.

Embora seja um jogo para a família, Biehl disse que a Hasbro espera que atinja “um público um pouco mais velho”, assim como outros jogos de palavras como Scrabble e Boggle.

“Sabemos que esses jogos têm um público um pouco mais velho, jovens adultos e adultos, mas queremos ter certeza de que haja um caminho para os jogadores mais jovens, porque sabemos que muitas famílias gostam de se conectar durante as partidas”, acrescentou.

O crescimento da Wordle

Josh Wardle, engenheiro de software que já trabalhou no Reddit, lançou o jogo online em outubro de 2021, que rapidamente se tornou um fenômeno cultural. O New York Times comprou a Wordle por “baixos sete dígitos” em janeiro de 2022, juntando-o ao seu crescente portfólio de jogos online, que também inclui o Crossword, o Mini e o Spelling Bee.

Transformar Wordle em jogo de tabuleiro ajuda o Times a manter seu “público existente engajado com o game e também o apresentar a todos os novos públicos”, disse Jonathan Knight, chefe de jogos do Times, à CNN Business. “Estamos entusiasmados com a colaboração”, adicionou.

A compra ajudou a aumentar o número de assinaturas digitais do jornal, pois visa diversificar sua receita além da publicidade. O montante com as assinaturas de produtos digitais aumentou 26,3% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, para US$ 226,8 milhões, abrangendo mais de 40% das vendas totais.

“O Wordle trouxe dezenas de milhões de novos usuários para o Times, muitos dos quais ficaram para jogar outros jogos que impulsionaram nosso melhor trimestre de todos os tempos para adições líquidas de assinantes aos jogos”, destacou a CEO Meredith Kopit Levien no comunicado de resultados de maio.

Ela acrescentou que a empresa conquistou 387 mil “assinantes digitais líquidos” no trimestre e agora tem 9,1 milhões de assinantes totais.

Wordle continua grátis para jogar, mas o Times coloca seus outros jogos atrás de um paywall após uma quantidade limitada de jogadas. Knight disse que a empresa está focada em expandir a presença do Wordle, adicionando-o ao principal aplicativo de notícias da companhia e ao aplicativo Crossword.

“Estamos muito satisfeitos com o envolvimento e o entusiasmo contínuo por trás do Wordle”, finalizou a executiva.

Paul R. La Monica, da CNN Business, contribuiu para este relatório

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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Fonte: CNN Brasil