O presidente interino do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi eleito o novo presidente do país, com mandato até 2024, em votação do Parlamento nesta quarta-feira (20). Wickremesinghe recebeu 134 dos 225 votos possíveis.

Dullas Alahapperuma, legislador do principal partido no poder do país, recebeu 82 votos, enquanto Anura Kumara Dissanayaka, azarão da disputa, recebeu apenas três.

Wickremesinghe assumiu a presidência interina após a renúncia do ex-presidente Gotabaya Rajapaksa, que deixou o país na última semana. Com o aumento dos protestos devido à grave crise financeira, Rajapaksa fugiu para as Maldivas e depois para Singapura, de onde enviou um e-mail de renúncia ao Parlamento do Sri Lanka.

Depois de sofrer com a escassez de gasolina e diesel e preços descontrolados de itens básicos como legumes e pão por meses, a população do país buscava a renovação completa do governo, e a eleição de Wickremesinghe pode não acalmar os protestos.

Em entrevista à CNN, o agora presidente acusou o governo anterior de “encobrir fatos” sobre a crise econômica do país. “Até o fim do próximo ano vamos começar a nos estabilizar, e certamente até 2024 teremos uma economia em funcionamento que começará a crescer”, declarou Wickremesinghe.

O ex-primeiro-ministro teve sua casa invadida e incendiada por manifestantes nos últimos dias. Mesmo assim, Wickremesinghe reiterou à CNN seu desejo de competir pela presidência, dizendo que “não era o mesmo governo”. “Eu não sou o mesmo, as pessoas sabem disso”, afirmou.

*Com informações da Reuters

Fonte: CNN Brasil