O ex-astro do futebol italiano Gianluca Vialli morreu de câncer aos 58 anos, informou seu ex-clube Sampdoria nesta sexta-feira (6).

Vialli, que teve uma carreira estelar com Sampdoria, Juventus e Chelsea e somou 59 partidas pela seleção da Itália, foi diagnosticado com câncer no pâncreas em 2017. Ele estava curado um ano depois, mas a doença retornou.

“Sei que provavelmente não morrerei de velhice, espero viver o máximo possível, mas me sinto muito mais frágil do que antes”, disse Vialli em um documentário da Netflix exibido em março de 2022.

Ele descreveu o câncer como “um companheiro de viagem” que esperava que eventualmente o deixasse em paz, depois de testar sua coragem.

“A doença pode ensinar muito sobre quem você é e pode levá-lo a ir além da maneira superficial como vivemos”, disse ele.

No entanto, Vialli foi forçado a renunciar ao cargo de chefe de delegação da seleção italiana no mês passado, dizendo que precisava se concentrar em superar uma nova fase de sua doença.

Trabalhando com a seleção italiana, Vialli se reencontrou com o técnico da seleção, Roberto Mancini, um amigo de longa data e parceiro de ataque quando ambos jogaram pela Sampdoria, onde eram conhecidos como “os gêmeos do gol”.

Vialli e Mancini levaram os italianos ao torneio Euro 2020 em 2021, levantando o troféu no Estádio de Wembley, onde, 29 anos antes, sua equipe da Sampdoria havia perdido a final da Copa da Europa para o Barcelona.

Eles comemoraram o ano passado com um abraço choroso que “foi mais bonito do que os abraços que costumávamos dar um ao outro quando passei a bola para ele e ele marcou gols”, disse Vialli em entrevista à TV italiana RAI em novembro.

Fonte: CNN Brasil