Neste sábado (8) e domingo (9), artistas com deficiência que atuam em diferentes segmentos artísticos se apresentam na terceira edição do II Entre II Arte e Acesso, que ocorre no Itaú Cultural, na capital paulista. Com a participação de brasileiros e estrangeiros, a programação deste ano terá recital de poesia, um filme, dois debates, dois shows e quatro espetáculos de dança. A entrada é gratuita e contará com acessibilidade em libras, audiodescrição e estenotipia (legendas visíveis).
“Pensamos um programa onde a pessoa com deficiência seja de fato protagonista desse palco e não necessariamente estamos falando de deficiência, mas que ela traga a sua produção, sua arte, seu saber”, explicou Samara Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural. Segundo ela, a proposta é explorar o lado criativo e artístico dessas pessoas.
A dança contemporânea é o carro-chefe da programação. Ao longo do fim de semana, apresentam-se artistas de diferentes segmentos, como o ator Giovanni Venturini, os grupos de dança brasileiros Movidos e ExperimentaNus Cia de Dança, o costa-riquenho Nube de Pájaros, o performer Marcos Abranches, o músico Luiz Otávio e o grupo Trem Tan Tan. Além da exibição de um curta-metragem, haverá debates sobre Mediação em espaços culturais para surdos e O erótico e a acessibilidade.

Fonte: Agência Brasil