O Departamento de Justiça americano anunciou acusações contra 47 pessoas acusadas de roubar US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,28 bilhão) de um programa federal projetado para fornecer refeições para crianças carentes durante a pandemia.

De acordo com o departamento, o esquema é a maior fraude relacionada à Covid-19 descoberta pelos investigadores até o momento. Os réus estão enfrentando uma série de acusações, incluindo conspiração, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e pagamento e recebimento de propinas ilegais.

Os réus, disseram os promotores, criaram uma rede de empresas de fachada conectadas à organização sem fins lucrativos “Feeding our Future”, com sede em Minnesota, EUA, para explorar o programa federal de nutrição infantil, projetado para fornecer refeições a crianças de famílias de baixa renda. O programa foi ampliado pelo Congresso no início da pandemia para permitir a participação de mais organizações.

“Este foi um esquema descarado de proporções impressionantes”, disse o procurador dos EUA ,Andrew M. Luger, para o Distrito de Minnesota. “Esses réus exploraram um programa projetado para fornecer alimentos nutritivos a crianças carentes durante a pandemia de Covid-19. Em vez disso, eles priorizaram sua própria ganância, roubando mais de um quarto de bilhão de dólares em fundos federais para comprar carros de luxo, casas, joias e propriedades costeiras no exterior.”

Os réus alegaram estar alimentando milhares de crianças por dia, segundo os promotores. Para manter o plano, os réus teriam apresentado faturas falsas de alimentos servidos às crianças e listas de nomes falsos para mostrar quem foi alimentado.

De acordo com os promotores, os réus usaram os recursos do esquema para comprar imóveis em Minnesota, Quênia e Turquia, carros de luxo, joias, para financiar viagens internacionais e muito mais.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil