Os Estados Unidos enviaram o antiviral da Gilead Sciences (GILD.O) e o medicamento experimental de anticorpo Ebola MBP134 da Mapp Biopharmaceutical Inc para Uganda na semana passada para ajudar a proteger os profissionais de saúde que respondem a um surto que infectou 60 pessoas e matou 44, disseram fontes do governo dos EUA à Reuters.

Atualmente, não há vacinas ou tratamentos comprovados para a espécie sudanesa de Ebola, um dos quatro vírus conhecidos da doença que causam febre hemorrágica em humanos. O surto confirmado pelo Ministério da Saúde de Uganda em 20 de setembro é o maior da espécie do Sudão desde 2000.

A ministra da Saúde de Uganda, Jane Ruth Aceng, divulgou as remessas dos EUA em uma reunião de autoridades de saúde da região africana na semana passada em Kampala e disse que o remdesivir, que tem sido amplamente usado como tratamento para Covid-19, e um anticorpo monoclonal não divulgado foram administrados aos profissionais de saúde.

Fornecer tratamento que proteja a vida dos profissionais de saúde pode ser fundamental para conter o surto, disse Joel Montgomery, chefe do ramo de patógenos especiais virais e gerente de incidentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

“Se os profissionais de saúde começarem a adoecer e morrer, isso afetará negativamente a resposta”, disse Montgomery, que havia acabado de voltar de uma viagem a Uganda. Por exemplo, os profissionais de saúde podem estar relutantes em ajudar na resposta, disse ele em entrevista por telefone.

A Organização Mundial da Saúde disse em comunicado que a agência está trabalhando com parceiros em Uganda para configurar a infraestrutura para um ensaio clínico e está apoiando o uso de antivirais e anticorpos monoclonais não testados e coletará dados sobre sua eficácia.

Um grande surto das espécies de Ebola do Zaire na África Ocidental de 2014 a 2016 levou a vacinas e tratamentos eficazes, mas não há tratamentos ou vacinas comprovados para as espécies do Sudão.

A Mapp Biopharmaceutical, com sede em San Diego, recebeu um contrato de US$ 110 milhões da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (BARDA) do governo dos EUA em 4 de outubro para desenvolvimento avançado e compras potenciais de MBP134, uma combinação de anticorpos monoclonais.

A Gilead não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Um estudo de MBP134 e remdesivir em primatas não humanos mostrou que qualquer medicamento administrado individualmente resgatou 20% dos animais infectados com as espécies sudanesas de Ebola, mas quando administrado em combinação, 80% dos animais infectados sobreviveram.

O MBP134 está atualmente sendo testado em testes iniciais de segurança em voluntários humanos saudáveis, disse o presidente do Mapp, Larry Zeitlin, por e-mail. Todos os participantes concluíram o estudo e os dados estão sendo analisados. No geral, o MBP134 foi bem tolerado, disse ele.

Zeitlin disse que, quando solicitado, a empresa fornece seu medicamento gratuitamente para uso compassivo, aguardando aprovações regulatórias e éticas. Ele se recusou a dizer quantas doses a empresa forneceu.

Fonte: CNN Brasil