Os ETFs (Exchange Traded Funds) que pagam proventos poderão ser listados e negociados na B3 a partir de segunda-feira (30).

O gestor do ETF poderá estabelecer a periodicidade da distribuição de proventos, conforme o regulamento do fundo. Ela pode ser mensal, semestral, anual ou outro período, mas nunca menor do que 30 dias.

ETFs são fundos de investimento que têm suas cotas negociadas em bolsa, garantindo mais liquidez para o investidor desse ativo. São chamados fundos de índices, pois seguem o desempenho de um índice de referência, que pode ser brasileiro ou internacional.

Quando o investidor compra um ETF, está comprando uma carteira diversificada de ativos.

Hoje, o investidor que já pode negociar ETFs de criptoativos, de renda fixa, além dos já tradicionais ETFs de índices de ações como os que seguem o Ibovespa B3 e o ISE B3.

Os proventos pagos pelos produtos sujeitam-se à incidência do imposto de renda a ser retido pelo administrador à alíquota de 15%.

Vale ressaltar que ETFs já listados não passarão a distribuir proventos, apenas novos fundos listados nessas condições poderão fazer o pagamento.

ETFs na B3

Hoje, são 91 ETFs disponíveis à negociação na bolsa do Brasil, sendo 80 ETFs de renda variável (33 locais e 47 internacionais) e 11 ETFs de renda fixa.

Em 2022, a B3 registrou 92 milhões de negócios com ETFs, que movimentaram uma média de R$ 1,489 bilhão por dia. Dos 536 mil investidores no produto, quase 532 mil são pessoas físicas.

Estes ativos podem ser negociados como uma ação e o investidor deve procurar sua corretora para começar a investir no produto.

Fonte: CNN Brasil