Uma parceria educacional e radioamadora a caminho do espaço nesta sexta-feira (1). É a missão AlfaCrux, que em parceria com a empresa norte-americana SpaceX lança um nanossatélite de comunicação desenvolvido por estudantes universitários.

O projeto é fruto de pesquisas de alunos de engenharia e professores da Universidade de Brasília (UnB) e tem o objetivo de testar e demonstrar na órbita do planeta Terra experimentos de comunicação via satélite.

Além da UnB, a missão envolve o financiamento da FAP-DF, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com participação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB).

De acordo com a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira, Fernanda Lins, o CubeSat de 1U (10cmx10cmx10cm) pode trazer novas soluções de enlaces nas faixas de frequências de rádio amador.

“A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação. Além disso, é uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explicou.

Segundo os pesquisadores, os dados coletados estarão disponíveis via internet e podem ser utilizados para pesquisas sobre a comunicação de radioamadores, comunidade, inclusive, que deve auxiliar o Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais da UnB no monitoramento do CubeSat.

Para a diretora da AEB, além dos resultados científicos que são aguardados, a parceria entre o ambiente universitário e a empresa espacial é uma grande oportunidade de capacitação de estudantes em todo o ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial.

O lançamento a bordo do foguete Falcon-9 está previsto para as 13h24, horário de Brasília, em Cabo Canaveral, na Flórida, e pode ser acompanhado pelas redes da Space-X.

Segundo a empresa, a Trasporter-4 é a quarta missão dedicada a levar ao espaço pequenos satélites como o Alfacrux.

A missão foi batizada em referência à estrela Alpha Crucis, a mais brilhante da constelação Cruzeiro do Sul (Crux).

Mais imagens e vídeos no site da missão.

Fonte: Agência Brasil