A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), declarou nesta terça-feira (17) que a “recém-conquistada estabilidade política do país” ajudará a tirar do papel o acordo entre Mercosul e União Europeia, em entrevista a jornalistas em Davos, na Suíça.

Ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), Marina integra a delegação brasileira no Fórum Econômico Mundial — evento anual que acontece ao longo da semana e debate as principais questões da economia global.

“No que concerne o Brasil no acordo da União Europeia com o Mercosul, nós já temos um elemento fundamental: a confiança”, disse ela.

“O parlamento europeu está considerando que agora temos um governo comprometido com a proteção da Amazônia e demais biomas, com a defesa dos direitos humanos, fortalecimento da democracia e estabilidade política o suficiente para que se possa finalizar o acordo”. A ministra ainda acrescentou que o projeto envolve uma coalizão de ações entre os ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores, Fazenda e Planejamento e Indústria e Comércio.

O acordo entre Mercosul e União Europeia foi travado em 2019, mas, por causa dos índices de desmatamento nos últimos anos, pouco andamento foi dado à pauta. Segundo Ignacio Ybáñez, embaixador da UE no Brasil, surgiu uma “desconfiança entre os países europeus de que o país não cumpriria seus compromissos ambientais”.

Marina Silva reforçou que o país travou compromissos bilaterais com o parlamento europeu e a União Europeia de dar “encaminhamento necessário para que, com agilidade, possamos ajudar o Brasil e o Mercosul”.

“A estabilidade democrática não é só uma questão de apoio político, mas é, também, de criar condições para dar respostas em termos sociais, econômicos, de viabilizar investimento, abertura de mercados para nossos produtos e do esforço do Brasil em inclusive ser provedor de energia limpa, em especial para países afetados pela insegurança climática e energética por causa da guerra na Ucrânia”, disse ela à imprensa.

“O Brasil tem uma matriz energética limpa, com possibilidade de atingir 100% de seu potencial. Isso é a base para produzirmos hidrogênio verde, que é uma promessa de sustentabilidade e oportunidade de produção. Isso significa investimentos, empregos, nova base tecnológica e oportunidades para o Brasil ser mais próximo desses países e mais sustentável.”

*Com informações de Priscila Yazbek, da CNN, em Davos.

Publicado por Tamara Nassif

Fonte: CNN Brasil