Estabilidade financeira global melhorou, mas há riscos, diz FMI

11/10/201710h46A recuperação econômica global fortaleceu a estabilidade financeira, mas condições monetárias e financeiras frouxas em um cenário de inflação fraca estão elevando os riscos no médio prazo, afirmou o FMI (Fundo Monetário Internacional) nesta quarta-feira (11).
O FMI, cujas reuniões com o Banco Mundial começam em Washington ainda nesta semana, também disse que os riscos estão mudando dos bancos, que fortificaram seus balanços patrimoniais, para os mercados financeiros à medida que os spreads de crédito (diferença entre a taxa de captação e a de empréstimo) se comprimem, a volatilidade diminui e os preços dos ativos aumentam.
“Embora o aumento do apetite por risco e a procura por rendimentos sejam uma consequência bem-vinda e pretendida das medidas de política monetária não convencionais, há riscos se essas tendências se estenderem muito”, afirmou o FMI em seu relatório de estabilidade financeira global bianual.
Uma busca prolongada por rendimentos elevou a sensibilidade do sistema financeiro aos riscos de mercado e de liquidez, disse o fundo, mantendo esses riscos elevados.
O FMI pediu aos reguladores nacionais para considerarem cuidadosamente qualquer proposta que torne o capital, a liquidez ou padrões prudenciais muito frouxos, “dado de seu potencial para prejudicar a agenda de harmonização regulatória global.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários Facebook

FN

Deixe uma Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *