O chefe do departamento de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, Alexandre Naime, afirmou, em entrevista à CNN, que é fundamental que autoridades providenciem esquema emergencial diante da alta de casos de Covid-19 e Gripe no Brasil.

Para o especialista, estados e municípios devem se responsabilizar por planejamento para atender pacientes com síndrome gripal.

“É fundamental que, mesmo nesse cenário de caos em relação à superlotação dos sistemas de pronto atendimento, que as prefeituras e secretarias de Estado providenciem o esquema emergencial — como já está acontecendo em muitas cidades, muitos hospitais privados, inclusive — para que essa demanda seja adequadamente resolvida”, disse.

O infectologista ainda destacou a dificuldade de diferenciar os sintomas iniciais causados pelo novo coronavírus e pela influenza. Segundo Naime, a avaliação clínica é insuficiente para distinguir os casos.

“É impossível em uma avaliação clínica conseguir diferenciar se aquele indivíduo que tem febre, mal-estar, dor no corpo, dor de garganta, nariz escorrendo, é por conta da Influenza ou por conta do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid. Por isso, é super importante a avaliação de laboratório.”

Em relação ao tratamento de casos leves das doenças, o médico afirmou que, na maioria dos casos, o recomendado é a observação e medicação dos sintomas.

Naime ressaltou que os antibióticos não devem ser utilizados, já que esses remédios destinam-se ao combate de bactérias. Tanto a covid quanto a gripe são causadas por vírus.

Por outro lado, “indivíduos que tenham comorbidades e, principalmente, pessoas que não foram vacinadas para Covid, por qualquer motivo, têm que ser monitoradas com muita rigidez, porque elas têm o risco de evolução para a Covid grave”, ressaltou o especialista.

*Sob supervisão de Layane Serrano

Fonte: CNN Brasil