Carlos Alcaraz é agora o número 1 mais jovem da história da Associação de Profissionais de Tênis após derrotar Casper Ruud na final do US Open neste domingo (11).

Alcaraz, de 19 anos, derrotou Ruud, de 23 anos, por 6-4, 2-6, 7-6 (7-1), 6-3 em uma partida que durou mais de três horas.

Alcaraz se torna o mais jovem vencedor de um Grand Slam masculino desde que o compatriota Rafael Nadal conquistou o primeiro de seus principais títulos em junho de 2005.

“Isso é algo com que sonhei desde criança. Ser o número 1 do mundo, ser campeão”, disse Alcaraz, acrescentando que pensou em alguns de seus familiares que não puderam assistir ele jogar.

“Eu sempre digo que não é hora de ficar cansado na rodada final do grand slam, você tem que dar tudo o que tem dentro”, disse ele.

Ruud disse que continuará em busca do primeiro lugar.

“Hoje foi um dia especial, Carlos e eu sabíamos pelo que estávamos jogando e ambos sabíamos o que era uma aposta”, disse Ruud. “Estou desapontado, é claro, que não sou o número 1, mas o número 2 também não é tão ruim.”

Carlos Alcaraz da Espanha comemora com o troféu do campeonato depois de derrotar Casper Ruud da Noruega / Elsa/Getty Images

Alcaraz jogou três partidas consecutivas de cinco sets no caminho para a final, incluindo a segunda partida mais longa da história do Aberto dos EUA, quando superou Jannik Sinner nas quartas de final na quinta-feira – o último resultado do torneio.

“É a final de um grand slam, lutando pelo número 1 do mundo – algo com que sonhei desde criança”, disse Alcaraz a repórteres no início do sábado, depois de derrotar Frances Tiafoe na final four.

Durante todo o US Open, o espanhol encantou o público com sua velocidade, capacidade atlética e arremessos escandalosos. Esta última vitória pode ser o primeiro de muitos títulos de Grand Slam ao longo de sua carreira.

Especialista em quadras de saibro, Alcaraz é comparado ao 22 vezes campeão de Grand Slam Nadal e é apenas o segundo jogador da Era Aberta a chegar à final do US Open na adolescência, depois de Pete Sampras.

“Neste momento, você pode ver que todo o trabalho duro que coloquei todos os dias está valendo a pena”, disse Alcaraz a repórteres no início do sábado.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil