Uma enfermeira aposentada socorreu um bebê que havia parado de respirar em uma viagem de avião de Pittsburgh para Orlando na semana passada.

Tamara Panzino disse à afiliada da CNN que estava lendo um livro com seus fones de ouvido quando “ouviu uma comissária de bordo dizer: ‘temos um bebê que não respira’”.

Um anúncio logo depois perguntou se havia um médico a bordo. A enfermeira aposentada correu para a parte de trás do avião para ver se podia ajudar.

“Eu não sabia com o que estava lidando”, disse Panzino ao WESH. “Eu vi um bebê. A cabeça estava para trás. E lábios azuis… E meu coração simplesmente caiu”.

Panzino fez algumas perguntas e começou a trabalhar, entregando o bebê de três meses ao pai. “Ele segurou enquanto eu fazia uma massagem no esterno, uma espécie de sacudida agressiva do peito. Faça o bebê reagir apertando-o. Tentando fazê-lo chorar ou respirar fundo”, disse Panzino. A cor do bebê voltou e Panzino não precisou fazer uma reanimação cardiorrespiratória.

O incidente ocorreu no voo 1691 da Spirit de Pittsburgh para Orlando na última quinta-feira (8), confirmou a companhia aérea.

“Estendemos nossa mais profunda gratidão a Tamara por ajudar nossos hóspedes e aplaudimos nossa tripulação por sua resposta rápida”, disse a companhia aérea em comunicado fornecido à CNN Travel.

“Nossos comissários de bordo são treinados para responder a emergências médicas a bordo e utilizam vários recursos, incluindo a comunicação com nossos profissionais médicos de plantão designados em terra, usando kits médicos a bordo e recebendo assistência de profissionais médicos credenciados que viajam no voo”, Spirit disse no comunicado.

Panzino disse que a companhia aérea tinha tudo o que a equipe precisava para responder a bordo. Ela disse que eles souberam em poucos minutos que “estamos livres em casa”.

“O bebê ia ficar bom. A cor voltou. Ouvi sons de respiração. Ouvi um batimento cardíaco. Oh, meu Deus, alívio total.”

Fonte: CNN Brasil