O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou, nesta sexta-feira (20), com o empresário Elon Musk, no interior de São Paulo. O dono da Starlink pretende prover conexão de internet a 19 mil escolas rurais brasileiras e um monitoramento ambiental da Amazônia.

Para Bolsonaro, sua vinda “é um marco para todos nós brasileiros, sinal que ele acredita no Brasil e quer uma parceria”.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acompanhou o presidente na coletiva e destacou que “jamais o Elon Musk viria ao Brasil se ele não tivesse o objetivo concreto de fazer aquilo que ele prometeu: conectar escolas e proteção do meio ambiente”.

Divulgação da nova pesquisa Ipespe

A pesquisa XP/Ipespe mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro. Lula e Bolsonaro mantiveram a mesma pontuação em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 13 de maio.

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. O tucano oscilou um ponto para mais, dentro da margem de erro, de 3,2 pontos. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) registraram 2%.

Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram ― embora tenham sido citados, não chegaram a 1%. Luciano Bivar (União Brasil) não foi incluído no resultado final da pesquisa. Ele estava no questionário aplicado, mas não foi citado por nenhum respondente. Nos dois últimos levantamentos do Ipespe, ele não pontuou.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.

Moro admite possibilidade de concorrer ao Senado

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) declarou em entrevista à “Webrádio Insuperável”, que existe a possibilidade de sua candidatura ao Senado Federal pelo estado de São Paulo.

“Há essa possibilidade. A eleição nem começou, na verdade. Estamos no período de pré-campanha. Ainda vamos para a campanha. Mas minha colaboração vai ser diferente”, afirmou Moro.

“Então, estou hoje em São Paulo e estou construindo aqui um espaço. Isso tem que ser construído, evidentemente, dentro do partido. Mas é possível, provável, que eu seja candidato ao Senado por São Paulo, mas isso ainda está em construção”, continuou, admitindo que também poderia concorrer “a uma outra posição.”

Possível maior perda da Dow Jones desde 1923

A liquidação do mercado de ações deixou o Dow Jones Industrial Average no caminho certo para sua mais longa série de perdas semanais em quase um século.

Após abrir o dia em alta, o Dow ficou negativo e caiu cerca de 270 pontos, ou 0,9%, nas últimas negociações. O Dow caiu quase 4% até agora esta semana.

Se o Dow terminar a semana em queda — o que parece ser um destino certo —, será a oitava perda semanal consecutiva. Essa seria a mais longa sequência de derrotas semanais desde 1923, de acordo com dados do FactSet revisados ​​pela LPL Financial.

Corte de gás da Rússia para a Finlândia

A empresa russa Gazprom informou a Finlândia que interromperá o envio de gás natural para o país a partir da manhã de sábado (21), disse a companhia de gás estatal finlandesa Gasum.

Isso acontece porque a Gasum se recusou a pagar a Gazprom Export em rublos, como a Rússia solicitou aos países europeus.

“É altamente lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato agora seja interrompido”, afirmou o presidente-executivo da Gasum, Mika Wiljanen, em comunicado.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil