A embaixada russa nos Estados Unidos descartou e classificou como “pura ficção” um relato de que empresas ocidentais que operam na Rússia e que criticam o governo receberam ameaças de promotores.

“O Wall Street Journal publicou um artigo acusando os promotores russos de intimidar representantes da comunidade empresarial americana e ameaçar nacionalizar seus ativos na Rússia”, disse a embaixada em um post no Facebook no domingo (13).

“Mais uma vez, pedimos à mídia local que abandone a prática viciosa de espalhar notícias falsas”, diz o texto.

A declaração continuou dizendo que “a decisão de continuar a atividade empreendedora em nosso país é inteiramente dos americanos. Assim como o direito de ignorar a histeria russofóbica que incentiva as empresas estrangeiras a sofrer grandes perdas para atingir a Rússia.”

O jornal Wall Street Journal informou que o gabinete do promotor russo emitiu advertências para apreender os bens e prender os chefes de empresas ocidentais que decidiram parar de operar na Rússia.

O jornal classificou sua reportagem como “exclusiva” e não citou fontes, citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.

Grandes empresas internacionais, incluindo Coca-Cola e McDonald’s, anunciaram planos para suspender negócios na Rússia devido à invasão da Ucrânia e sanções internacionais.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil