A portas fechadas, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, se reuniu no início da noite desta quinta-feira (19) com John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas, durante o Congresso Mercado Global de Carbono, no Rio de Janeiro. Segundo relatos à CNN de quem acompanhou a conversa por teleconferência, Kerry e Leite trataram da ampliação de um acordo de cooperação e investimento em energias renováveis –metano, hidrogênio verde e energia eólica– entre Brasil e EUA.

Kerry se referiu a Leite como “my friend” algumas vezes e os dois fecharam um encontro na Estocolmo+50, em julho, para avançar nos termos desse acordo. A ideia é que os ministérios da Economia e de Minas e Energia também participem das discussões.

A reunião desta quinta-feira acontece no momento às vésperas da publicação de um decreto que vai dar início ao mercado de carbono e de metano no Brasil. Leite, que tem reiterado o compromisso do país com ações concretas para reduzir emissões de carbono e com o desenvolvimento de uma nova economia verde, lançou, em março, o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano (Metano Zero), cujo o foco são resíduos orgânicos dos setores de suínos, aves, laticínios, cana-de-açúcar e aterros sanitários.

A possibilidade de se concretizar uma parceria entre Brasil e Estados Unidos na pauta ambiental acontece depois de o governo Jair Bolsonaro (PL) ter sido alvo de uma série de críticas internacionais na condução da agenda no país.

Fonte: CNN Brasil