Dois ativistas climáticos se colaram a uma obra-prima de 200 anos na National Gallery de Londres na segunda-feira (4), sendo a manifestação mais recente de uma série de protestos do grupo ambientalista britânico Just Stop Oil.

A dupla cobriu a famosa pintura de paisagem de John Constable “The Hay Wain” com uma versão modificada da imagem antes de colocar as mãos na moldura.

A manifestação ocorre apenas um dia depois que cinco ativistas da Just Stop Oil interromperam o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ao se sentarem na pista de Silverstone. Na semana passada, membros do grupo também se colaram aos quadros de pinturas em Londres, Glasgow e Manchester, incluindo os famosos “Peach Trees in Blossom” de Vincent van Gogh.

Concluído em 1821, “The Hay Wain” está entre as obras de arte mais conhecidas da Grã-Bretanha. Representando o rio Stour, que divide os condados ingleses de Suffolk e Essex, é considerada uma das pinturas por excelência de Constable.

A versão modificada dos manifestantes viu o rio substituído por uma estrada pavimentada, com chaminés de fábrica retratadas ao fundo e aviões sobrevoando.

A Just Stop Oil, que está pedindo que o governo do Reino Unido bloqueie as licenças para futura extração de petróleo e gás, identificou os manifestantes como os estudantes Hannah Hunt e Eben Lazarus.

A Polícia Metropolitana de Londres confirmou à CNN que duas pessoas foram presas por suspeita de danos criminais e mais tarde foram libertadas sob fiança enquanto aguardam mais investigações.

Em um vídeo do incidente de segunda-feira, postado na conta do Twitter da Just Stop Oil, Lazarus, um estudante de música de 22 anos, pode ser ouvido dizendo aos espectadores que a versão “reimaginada” da pintura “mostra a natureza destrutiva de nosso vício em petróleo“.

“Quero trabalhar nas artes, não interrompê-las”, ele diz. “Mas a situação em que estamos significa que temos que fazer todo o possível de forma não violenta para evitar o colapso civilizacional para o qual estamos nos aproximando.”

A National Gallery disse que a pintura foi removida da vista após o incidente e desde então foi examinada por conservadores.

“‘The Hay Wain’ sofreu pequenos danos em sua moldura e também houve alguma interrupção na superfície do verniz na pintura — ambos já foram tratados com sucesso”, disse a galeria à CNN em comunicado, acrescentando que a pintura estará de volta em exibição a partir desta terça-feira (5).

Fundada no início de 2022, a Just Stop Oil embarcou em vários protestos de alto nível nos últimos meses. Em março, uma partida de futebol da Premier League foi interrompida quando um manifestante se amarrou a uma das traves do gol.

No mês passado, quatro dos apoiadores do grupo cobriram a parede externa e os degraus da sede do Tesouro do governo do Reino Unido com tinta vermelha.

Em um comunicado de imprensa divulgado pelo grupo na segunda-feira, Hunt, de 23 anos, disse que os protestos só terminariam quando “o governo do Reino Unido fizer uma declaração significativa de que encerrará novas licenças de petróleo e gás”.

“Em última análise, os novos combustíveis fósseis são um projeto de morte do nosso governo”, disse o estudante de psicologia.

“Então, sim, há cola na moldura desta pintura, mas há sangue nas mãos de nosso governo.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil