A ministra Rosa Weber tomou posse, nesta segunda-feira (12), como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu primeiro discurso à frente da Corte, a magistrada fez defesa enfática da democracia, da independência do Poder Judiciária e liberdade de imprensa.

Weber também condenou discursos de ódio e repudiou a prática de intolerância “enquanto expressões constitucionalmente incompatíveis com a liberdade de manifestação do pensamento”.

Em outro momento, a ministra disse que o Brasil vive “tempos particularmente difíceis da vida institucional do país”. Sem citar episódios, Weber afirmou que o STF tem sido alvo de ataques “injustos e reiterados”.

“Tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis. O Supremo Tribunal Federal não pode desconhecer esta realidade. Até porque tem sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive, sob a pecha de um mal compreendido ativismo judicial por parte de quem, a mais das vezes, desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a essa Suprema Corte pela Constituição”, declarou a nova presidente do Supremo.

Rosa Weber ainda aproveitou o pronunciamento para elogiar o “comando firme” de seu colega Alexandre de Moraes na condução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o advogado-geral da União, Bruno Bianco, o ex-presidente José Sarney, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da OAB, José Alberto Simonetti, entre outros. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu.

Fonte: CNN Brasil