A jornalista e ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Tereza Cruvinal falou, em entrevista à CNN neste sábado (19), sobre como deve ser a comunicação no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela integra o grupo técnico da área de comunicação social da transição de governo.

Ela explicou que nenhuma decisão foi tomada de forma definitiva ainda, “estamos na fase de diagnóstico da situação governamental”. No entanto, ela lamenta que a EBC tenha sido “desfigurada” desde 2016, ao assumir a característica de comunicação governamental.

“Acabou a garantia de independência da empresa, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) os canais da EBC passaram a ser usados para propaganda do governo”, disse.

Essa será uma das prioridades do grupo técnico, de acordo com Cruvinal. “É preciso separar a comunicação governamental da comunicação pública.”

Ela também lembrou que a EBC foi incluída no Programa Nacional de Desestatização e está em processo de avaliação sobre a viabilidade de sua venda.

Cruvinal disse que o grupo vai propor uma lista de medidas legais do atual governo que possam ser revogadas, dentre elas a tentativa de vender a EBC. “A existência da comunicação pública está prevista na Constituição e é uma característica própria das democracias, privatizar a EBC seria contrariar a constituição”, disse.

Veja a íntegra no vídeo acima.

Fonte: CNN Brasil