O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste sábado (19) que seria um erro normalizar as relações com o presidente Vladimir Putin após a invasão russa da Ucrânia.

“Tentar renormalizar as relações com Putin depois disso, como fizemos em 2014, seria cometer exatamente o mesmo erro novamente”, disse Johnson em uma conferência do Partido Conservador.

Ao longo dos últimos dias, o país impôs diversas medidas contra o governo russo. Na terça-feira (15), por exemplo, o Reino Unido afirmou que proibirá a exportação de produtos de luxo para a Rússia e vai impor novas tarifas sobre 900 milhões de libras (US$ 1,2 bilhão) de importações russas, incluindo a vodca.

Ainda na terça-feira, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, anunciou novas sanções contra cidadãos russos e bielorrussos, incluindo os “principais aliados políticos e propagandistas” de Putin.

A sanção de mais 370 indivíduos e entidades eleva o número total de pessoas sancionadas desde a invasão russa da Ucrânia para mais de 1.000. Dos indivíduos recém-sancionados, 51 são oligarcas e seus familiares.

As sanções incluem congelamento de bens e proibição de viagens. Todos os sancionados já haviam sido alvos dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá ou Austrália, disse um porta-voz.

Dias depois que a guerra na Ucrânia começou, foi aprovado ainda no parlamento britânico um projeto de lei que obrigará a revelar a identidade dos proprietários finais dos imóveis no Reino Unido. Os donos não poderão mais se esconder atrás de uma empresa. O objetivo é apertar o cerco à lavagem de dinheiro.

Fonte: CNN Brasil