A insuficiência de doses nos postos de saúde levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro a adiar a vacinação contra a covid-19 para crianças na faixa etária de 10 anos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o calendário será retomado semana que vem com as crianças de 10 anos.

A imunização continuará sendo feita na repescagem para meninos e meninas com 11 anos de idade até a próxima segunda-feira (24), de acordo com o calendário divulgado hoje (20) pela SMS.

Já as crianças com deficiência ou comorbidades podem se vacinar, desde que estejam na faixa de 5 a 11 anos de idade.

A secretaria informou que todos os postos de vacinação estão aplicando a primeira dose da vacina em maiores de 12 anos. É preciso apresentar carteira de identidade, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, se possível, caderneta de vacinação. Para a segunda dose e a dose de reforço, é necessário levar também o comprovante de aplicação da primeira dose.

Acesso

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional e centros de atenção psicossocial tipo 3 – funcionarão ininterruptamente no fim de semana prolongado pelo feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Os locais de vacinação podem ser encontrados no site da prefeitura.

Centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de testagem funcionam nesta quinta-feira e também amanhã, das 8h às 17h, exclusivamente para ações de combate à covid-19, atendimento e testagem e vacinação contra a doença.

Os centros de testagem com funcionamento nos fins de semana estão informados também no site da prefeitura.

SES

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não recebeu, até o momento, confirmação do Ministério da Saúde referente à chegada de 50 mil doses da vacina Pfizer infantil.

O ministério espera receber no domingo (24) mais 1,8 milhão de doses da Pfizer para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com a pasta, o país já recebeu 2,5 milhões de doses da vacina pediátrica. O último lote, com 1,2 milhão de doses, foi entregue domingo (16) e está sendo distribuído aos estados.

Nesta quinta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, à exceção de menores imunossuprimidos, ou seja, com baixa imunidade.

O Ministério da Saúde informou também que distribuiu, em cinco dias, mais de 187 mil doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 para o estado do Rio de Janeiro. “Desde o início da campanha de vacinação, o quantitativo de doses é distribuído de maneira proporcional e igualitária, e pactuado de forma conjunta entre o Ministério da Saúde e representantes dos estados e municípios. A pasta reforça a importância de todos os estados cumprirem as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) para garantir a imunização de toda a população brasileira”, afirmou, em nota.

Matéria alterada às 16h04 e às 17h12 para acréscimo de informações

Fonte: Agência Brasil