Doria banca aplicativo gratuito para taxista competir com Uber e rivais

11/10/201714h32O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento do aplicativo “SPTáxi”, que poderá ser utilizado em caráter experimental por taxistas do município a partir de janeiro de 2018.
O aplicativo será gratuito para taxistas, que terão a opção de oferecer descontos de até 40% sobre as corridas para os clientes. Ao não pagar taxas e poder oferecer descontos, a categoria ganhará uma vantagem na concorrência com aplicativos como , que cobram porcentagens sobre as corridas efetuadas pelos motoristas.
Os descontos que os motoristas de táxi poderão oferecer deverão sair de suas receitas, não havendo qualquer subsídio por parte da administração municipal.
“Se houvesse subsídio da prefeitura, o motorista de táxi daria desconto de 100%”, disse o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), em tom de brincadeira.

A Prefeitura de São Paulo não terá custos de desenvolvimento do aplicativo, pois importará a tecnologia de aplicativo que está em fase de testes no Rio de Janeiro. Em termos de gastos com adaptação e manutenção do SPTáxi, que ficará a cargo da Secretaria de Transportes e da Prodam (empresa de economia mista vinculada à prefeitura e dedicada à tecnologia), a gestão tucana crê em gastos inferiores a R$ 2 milhões anuais (valor despendido pela administração do Rio).

Fonte: Folha de S.Paulo