Vários documentos confidenciais da época do presidente Joe Biden como vice-presidente foram descobertos no outono passado em um escritório particular, reconheceram os advogados do democrata na segunda-feira (9).

O procurador-geral Merrick Garland pediu ao procurador-geral dos EUA em Chicago para investigar o assunto, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN, e os republicanos do Congresso também estão tomando conhecimento.

Os advogados de Biden dizem que encontraram os materiais do governo em novembro enquanto fechavam um escritório com sede em Washington, DC, que Biden usou como parte de seu relacionamento com a Universidade da Pensilvânia, onde ele era um honorário professor de 2017 a 2019.

Menos de uma dúzia de documentos confidenciais foram encontrados no escritório de Biden, disse outra fonte à CNN.

Não está claro a que pertencem os documentos ou por que foram levados ao escritório particular de Biden.

Os titulares de cargos federais são obrigados por lei a renunciar a documentos oficiais e registros classificados quando seu serviço governamental termina.

“A Casa Branca está cooperando com os Arquivos Nacionais e o Departamento de Justiça em relação à descoberta do que parecem ser registros do governo Obama-Biden, incluindo um pequeno número de documentos com marcas classificadas”, disse Richard Sauber, conselheiro especial do presidente Biden em um comunicado.

“Os documentos foram descobertos quando os advogados pessoais do presidente estavam empacotando arquivos guardados em um armário trancado para se preparar para desocupar o espaço do escritório no Penn Biden Center em Washington, DC”.

No dia dessa descoberta, 2 de novembro de 2022, o Gabinete do Advogado da Casa Branca notificou o Arquivo Nacional. O Arquivo tomou posse dos materiais na manhã seguinte.

“A descoberta desses documentos foi feita pelos advogados do presidente”, acrescentou Sauber.

“Os documentos não foram objeto de qualquer solicitação ou consulta prévia por parte do Arquivo. Desde essa descoberta, os advogados pessoais do presidente cooperaram com os Arquivos e o Departamento de Justiça em um processo para garantir que todos os registros do governo Obama-Biden estejam adequadamente na posse dos Arquivos”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil