A minuta de decreto encontrada pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro Anderson Torres, que permitiria que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mudasse o resultado da eleição, e a determinação da Justiça Federal para o bloqueio de bens dos suspeitos de financiar os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília estão entre os destaques desta sexta-feira (13).

PF encontra documento para Bolsonaro mudar resultado de eleição na casa de Torres

A Polícia Federal (PF) encontrou, durante busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, uma proposta de decreto para que o Jair Bolsonaro (PL) instaurasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda era presidente da República.

O estado de defesa está previsto no artigo 136 da Constituição. O mecanismo permite que o presidente intervenha em “locais restritos e determinados” para “reservar ou prontamente restabelecer a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.

A minuta do decreto presidencial localizado pela Polícia Federal na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres previa a formação de uma comissão integrada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e por integrantes do Ministério da Defesa para fiscalizar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Minuta sobre alteração da eleição seria descartada e foi usada para “alimentar narrativas”, diz Torres

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres se manifestou em suas redes sociais sobre a proposta, encontrado em sua casa pela Polícia Federal (PF), que permitiria que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) interferisse no resultado das eleições presidenciais do ano passado. Ele disse que o documento seria descartado e foi “vazado fora de contexto.”

“No cargo de Ministro da Justiça, nos deparamos com audiências, sugestões e propostas dos mais diversos tipos. Cabe a quem ocupa tal posição, o discernimento de entender o que efetivamente contribui para o Brasil”, disse na postagem.

Segundo ele, a proposta estava em uma pilha de documentos para descarte que ele pretendia levar para serem triturados no Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O papel foi encontrado pela PF quando ele não estava em casa – já que Torres se encontra nos Estados Unidos – e teria sido usado para “alimentar narrativas falaciosas” contra ele.

Justiça bloqueia bens de supostos financiadores dos ataques em Brasília

A Justiça Federal acatou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para bloquear bens de pessoas e empresas suspeitas de terem financiados os atos criminosos realizados no último domingo (8) contra os Três Poderes em Brasília.

Foi decretada a indisponibilidade de R$ 6,5 milhões de 52 pessoas e sete empresas que teriam bancado o fretamento de ônibus para atos criminosos na capital federal.

A lista de alvos do bloqueio abrange imóveis, veículos, recursos financeiros em contas e outros tipos de bens. A medida, determinada pelo juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, inclui apenas os que contrataram ônibus apreendidos transportando pessoas que participaram dos atos criminosos.

Ataque aos Poderes atinge disputa entre Marinho e Pacheco pela presidência do Senado

Os atos criminosos ocorridos no último domingo (8) passaram a fazer parte da disputa de forças entre o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) e o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pelo comando da Casa.

A eleição interna à Mesa Diretora do Senado está prevista para 1º de fevereiro. Quem vencer a corrida pela presidência da Casa ocupará o cargo até fevereiro de 2025.

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro (PL), Rogério Marinho tem intensificado visitas a colegas, inclusive com viagens, e apostado em senadores insatisfeitos com o posicionamento de Pacheco ao longo dos últimos anos diante dos chamados “ataques do Judiciário” às prerrogativas do Senado.

Filha de Elvis, Lisa Marie Presley morre aos 54 anos

A cantora Lisa Marie Presley, filha da lenda do Rock Elvis Presley, morreu na quinta-feira (12), aos 54 anos, depois de ser levada às pressas para um hospital na área de Los Angeles, informou a mãe.

“É com o coração pesado que devo compartilhar a notícia devastadora que minha linda filha Lisa Marie nos deixou”, disse Priscilla Presley em um comunicado.

“Ela era a mulher mais apaixonada, forte e amorosa que já conheci. Pedimos privacidade enquanto tentamos lidar com essa perda profunda. Obrigado pelo amor e orações. Neste momento não haverá mais comentários”, acrescentou.

Um representante informou à CNN ainda em comunicado que Priscilla e o resto da família Presley estão “chocados e devastados pela trágica morte de sua amada Lisa Marie”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil