Equipes de resgate no Nepal lutaram contra chuvas torrenciais para retirar corpos dos destroços de casas soterradas por um deslizamento de terra que causou 22 mortes e feriu 10 pessoas, disseram autoridades neste domingo (18).

A última calamidade ocorreu no distrito de Achham, cerca de 450 km a oeste da capital de Katmandu. Inundações repentinas e deslizamentos de terra são uma ocorrência comum no terreno montanhoso do Himalaia, especialmente durante as chuvas anuais de monção entre junho e setembro.

Pelo menos 70 pessoas morreram e 13 desapareceram em todo o país em enchentes e deslizamentos de terra este ano, segundo dados oficiais.

Voluntários, policiais e socorristas militares procuravam pessoas desaparecidas em Achham. No distrito vizinho de Kailali, as autoridades recuperaram o corpo de um pescador que havia sido arrastado pelo transbordante rio Geta.

Yagya Raj Joshi, um funcionário em Kailali, disse que cerca de 1.500 pessoas foram deslocadas de suas casas por causa das enchentes e acabaram sendo abrigadas em prédios públicos.

A mídia local transmitiu imagens de áreas de fazendas inundadas pelas águas da enchente, uma ponte suspensa destruída e moradores atravessando a água na altura do peito.

Fonte: CNN Brasil