Dois veteranos de Nova Jersey dizem que o agora congressista George Santos prometeu arrecadar fundos para uma cirurgia para um de seus cães em 2016, mas se esquivou e fugiu com o dinheiro.

Filho de brasileiro, o republicano em apuros, enfrenta crescente pressão para renunciar depois de mentir e deturpar sua história educacional, profissional e familiar.

Ele admitiu ter “embelezado” seu currículo, mas afirmou que “não é um criminoso”.

Rich Osthoff, um veterano da Marinha dos EUA, disse à CNN que seu pit bull Sapphire começou a desenvolver um tumor em 2015 e continuou a crescer em 2016.

Ele contou que era um sem-teto, morando em uma barraca, na época, depois de perder o emprego e a casa.

O mentor e amigo de Osthoff, Michael Boll, fundador da New Jersey Veterans Network, disse à CNN que o colocou sob sua proteção como parte do programa de orientação da instituição de caridade e tentou obter ajuda para seu cachorro.

Boll contou que um amigo em comum ligou os dois veteranos a Santos, que lhes disse que ele estava frequentemente envolvido em ajudar e resgatar animais.

Boll e Osthoff conheciam Santos pelo nome de Anthony Devolder, disseram eles.

Santos criou uma página de arrecadação no GoFundMe para o pit bull de Osthoff, Sapphire, disse Boll.

Uma postagem do perfil do Facebook de George Devolder está vinculada a um GoFundMe levantando fundos para uma cirurgia para o cachorro.

“Sapphire é uma pit bull de nariz vermelho de 10 anos que tem feito companhia a esse homem, ela não merece morrer por causa desse tumor, ela merece ser tratada e cuidada”, diz o post do Facebook em parte.

“Você vai ajudar este bebê e seu pai a ficarem juntos por mais alguns anos? Ele não merece tê-la? Vamos todos nos unir para ajudar esta família de dois a se manter saudável!” o post diz.

A arrecadação de fundos acabou arrecadando cerca de US$ 3.000, de acordo com Boll. Mas as coisas pioraram depois que Osthoff tentou acessar o dinheiro do GoFundMe, disse ele.

Santos não cooperou, de acordo com Osthoff e Boll – primeiro dizendo que Osthoff precisava levar seu cachorro a uma clínica veterinária de escolha do agora deputado, depois alegando que outra clínica não aceitaria a forma de pagamento.

“Tive que pular obstáculos e fazer tudo do jeito dele”, disse Osthoff à CNN. “Ele era totalmente, totalmente difícil. Um obstáculo atrás do outro”.

As mensagens de texto fornecidas à CNN por Osthoff mostram suas trocas com o Santos em 2016.

“Ei Anthony, Rich aqui. Eu estava esperando notícia de você. Só checando se você fez contato com o veterinário”, escreveu Osthoff em uma mensagem para Santos, que na época atendia pelo nome de Anthony Devolder.

Santos responde que “acabou de ligar” para Osthoff. Ele acrescenta: “Eles não são tão flexíveis quanto você disse que eram”, aparentemente falando sobre o veterinário que Osthoff mencionou.

O agora deputado também escreve que um veterinário “já havia descartado a cirurgia sem o ultrassom porque, com base em sua experiência, acha muito invasivo”, mas diz a Osthoff que levará o cachorro a um veterinário para fazer um ultrassom “para lhe dar um pedaço de mente”.

 Depois de Osthoff dizer: “Estou a começar a sentir que fui minado para doações da minha família e amigos”, Santos diz-lhe que, porque o seu cão não é candidato a cirurgia, “os fundos são transferidos para o próximo animal necessitada e faremos questão de usar os recursos para mantê-la confortável!”.

“Estou farto de ser enganado”, diz Osthoff noutro texto, ao qual Santos responde em parte: “Lembrem-se que é a nossa credibilidade que conseguiu que o Gofundme deles contribuísse!”.

Ele acrescentou: “Estamos com os mais altos padrões de integridade”.

Santos diz a Osthoff que não permitirá que ele acompanhe seu cachorro ao veterinário para o exame, e Osthoff rejeita o plano, dizendo a ele: “Não conheço nem confio em você”.

Em seu texto final de 2016, Santos tenta convencê-lo a pegar o cachorro, mas Osthoff não responde.

Osthoff disse que acusou Santos de administrar uma instituição de caridade falsa, e Santos começou a confrontar.

“Ele ficou tão bravo comigo e explodiu e se recusou a me dar o dinheiro e simplesmente não atendeu mais as ligações”, disse ele.

Santos disse à CNN em um comunicado na quarta-feira: “Não tenho ideia do que ele está falando, e a parte louca é que qualquer um que me conhece sabe que eu iria para o inferno e voltaria por um cachorro e especialmente um veterano”.

Ele caracterizou a história, relatada pela primeira vez pelo Patch.com, como “apenas mais da pilha em vigor”.

“Tenho dezenas de pessoas entrando em contato comigo para compartilhar suas histórias sobre seus cães e gatos que ajudo a salvar e resgatar”, acrescentou.

“Prove. Mostre-nos ”, disse Osthoff na quarta-feira em um programa da CNN em resposta a Santos.

“Ele deveria nos mostrar se tem todas essas pessoas que o procuram e amam o que ele faz”.

Em comunicado à CNN, o GoFundMe disse que removeu a arrecadação de fundos de sua plataforma após receber uma reportagem sobre ela.

“Quando recebemos um relatório de um problema com esta arrecadação de fundos no final de 2016, nossa equipe de confiança e segurança buscou uma prova da entrega dos fundos do organizador. O organizador não respondeu, o que levou à remoção da campanha de arrecadação de fundos e à proibição de uso posterior do e-mail associado a essa conta em nossa plataforma”.

“O GoFundMe tem uma política de tolerância zero para o uso indevido de nossa plataforma e coopera com as investigações policiais dos acusados ​​de irregularidades”.

Boll tentou agir como um mediador entre os dois, disse ele, sem sorte.

“Anthony estava praticamente insatisfeito com qualquer coisa que eu dizia e relutava até mesmo em falar mais comigo”, disse Boll.

O agora deputado acabou parando de responder às mensagens de Boll e Osthoff, e Osthoff diz que nunca recebeu o pagamento da arrecadação de fundos.

Osthoff disse que seu cachorro faleceu cerca de seis meses após seu último contato com o Santos e contou que teve que pedir dinheiro para pagar a eutanásia dela.

Ele disse ainda que entrou em contato com a polícia sobre suas interações com Santos, mas que “não deu em nada”.

Como Santos tinha um nome diferente quando os dois veteranos entraram em contato com ele, Osthoff disse que não sabia que Anthony Devolder e George Santos eram a mesma pessoa até recentemente.

“Em dezembro, comecei a vê-lo na TV”, disse Osthoff à CNN. “Eu reconheci o rosto dele e revirei meu estômago quando o vi”.

“Agora ele recebeu uma posição em que afeta a vida de milhares de pessoas… é realmente desanimador saber disso”, disse Boll.

Em mensagens de texto enviadas na semana passada, Osthoff se dirige a Santos pelo seu nome atual e escreve: “Onde estão os lucros da minha arrecadação de fundos, George? Você me deve mais juros”. Essas mensagens ficaram sem resposta.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil