Em conversa com a CNN, na tarde deste domingo (19) sobre a tragédia no litoral norte de São Paulo provocada pelas chuvas que atingem a região desde sábado (18), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que o decreto de calamidade facilita a resposta mais rápida de apoio a São Sebastião e as demais cidades atingidas. Ele informou que a Defesa Civil Nacional enviou duas aeronaves para a cidade que farão o transporte das vítimas, transferências das equipes de trabalho e material.

“O ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em nome do presidente Lula, na questão da reconstrução, da recuperação da cidade, que é papel da Defesa Civil, uma vez assistidas as vítimas, devemos tratar da recuperação da reconstrução das cidades. Seja uma estrada que interrompeu, uma ponte que caiu então isso é medido, mensurado, colocado em plano de trabalho para que a gente garanta os recursos e temos os recursos garantidos”, explicou Góes.

“Apoiar as famílias que tiveram vidas ceifadas, então essa é a primeira atuação nossa, junto com a Defesa Civil Municipal e estadual e agora a gente começa a mobilização já com pessoas na área. Já mandamos uma equipe do centro que é o grupo de apoio a desastre, que são especialistas pra gente fazer um trabalho em duas mãos ali para sermos mais ágeis nas respostas, nas informações, na apuração dos fatos”, completou o ministro.

As chuvas que atingem a região já deixaram ao menos 19 mortos no litoral norte. De acordo com o ministro, a orientação do presidente Lula é de, em qualquer que seja a situação de desastre, seja feita uma mobilização integral do governo.

“Desde o primeiro momento, estamos em mobilização permanente – interna de governo e também na relação com as autoridades locais e muito especialmente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com quem já falei por duas vezes hoje”, afirmou Góes.

Reforços

Após solicitação do governador de São Paulo o exército autorizou o emprego de tropas e meios do Comando Militar do Sudeste nas ações de suporte às vítimas das chuvas.

As forças armadas disponibilizaram duas aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.

Policiais militares do Corpo de Bombeiros atuam neste domingo nas áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo. São 104 homens, sendo 64 da região e 40 da cidade de São Paulo.

As equipes contam com 17 viaturas e com o apoio de sete helicópteros Águia. O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos em ambos os municípios. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras.

Fonte: CNN Brasil