Uma decisão sobre o pedido de adesão acelerada da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deve ser acordada por todos os aliados da instituição, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, neste domingo (2).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou na sexta-feira (30) que a Ucrânia estava se candidatando “sob um procedimento acelerado” para se tornar membro da aliança de segurança.

“A Otan tem uma política de portas abertas e cada nação, incluindo, é claro, também a Ucrânia, tem o direito de escolher seu próprio caminho, incluindo o tipo de acordo de segurança de que deseja fazer parte”, disse Stoltenberg quando questionado sobre a candidatura da Ucrânia em uma entrevista no “Meet the Press” da NBC.

Mas, acrescentou, “ao mesmo tempo, qualquer decisão sobre a adesão deve ser tomada por consenso, todos os 30 aliados devem concordar”. O secretário-geral afirmou que a “prioridade máxima” entre os aliados da Otan era “apoiar a Ucrânia”.

Presidentes de 9 países da Otan apoiam a adesão

Os presidentes de nove países da Otan da Europa Central e Oriental emitiram uma declaração conjunta neste domingo condenando a anexação de territórios ucranianos pela Rússia e pedindo à Otan que aumente significativamente a assistência militar à Ucrânia.

A declaração observa que os líderes desses países “visitaram Kiev durante a guerra e testemunharam com seus próprios olhos os efeitos da agressão russa”.

“Reiteramos nosso apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia. Não reconhecemos e nunca reconheceremos as tentativas russas de anexar qualquer território ucraniano”, disse o comunicado.

Os presidentes da República Tcheca, Estônia, Letônia, Lituânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Eslováquia e Romênia manifestaram o seu firme apoio à “decisão da Cimeira da Otan de Bucareste de 2008 sobre a futura adesão da Ucrânia à Aliança”.

“Apoiamos a Ucrânia em sua defesa contra a invasão da Rússia, exigimos que a Rússia se retire imediatamente de todos os territórios ocupados e encorajamos todos os Aliados a aumentar substancialmente sua ajuda militar à Ucrânia”, continuou o comunicado.

A declaração também pediu que “todos aqueles que cometem crimes de agressão” sejam responsabilizados e levados à justiça.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil