A expectativa da nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, substituir os funcionários do “núcleo duro” que ajudava a blindar o ex-presidente Pedro Guimarães das acusações de assédio, e o novo presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, que não compareceu ao primeiro encontro com o Conselho de Administração (CA) da estatal, estão entre os destaques desta quinta (30).

Daniella Marques deve trocar núcleo duro de Guimarães na Caixa

Integrantes da cúpula da Caixa Econômica Federal relataram à CNN que o agora ex-presidente do banco Pedro Guimarães tinha um núcleo duro de aliados dentro da estrutura do banco que ajudava a blindá-lo das acusações de assédio.

A expectativa no governo é de que a nova presidente do banco, Daniella Marques, substitua todos ou pelo menos parte deles.

Os nomes mencionados foram de Camila Aichinger, vice-presidente (VP) de Rede de Varejo; Celso Leonardo, VP de Atacado; Carlos Vagos, Alvaro Pires e Cleyton Carregari, amigos de infância e assessores especiais de Guimarães; e a chefe de gabinete, Rosana Guimarães.

“Tem casos isolados” de corrupção no governo, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou pela primeira vez nesta quarta-feira (29) que existem “casos isolados” de corrupção no governo. Durante o evento da Confederação Nacional da Indústria, Bolsonaro disse que, apesar disso, não há corrupção endêmica.

Até então, o presidente costumava afirmar que não havia casos de corrupção, apesar das suspeitas envolvendo o superfaturamento na compra de vacinas e de desvio de emendas do relator, por exemplo.

A mudança no discurso do presidente ocorre uma semana após o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro ser preso preventivamente. Ele é acusado de tráfico de influência e corrupção passiva, em um esquema que negociava propina em troca da liberação de verbas do MEC.

Paes de Andrade falta à primeira reunião do Conselho da Petrobras

Em seu segundo dia de trabalho, o novo presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, não compareceu ao primeiro encontro com o Conselho de Administração (CA) da estatal.

A reunião realizada de forma virtual estava marcada para 9h desta quarta-feira (29) e se arrastou até o final da tarde. Como conselheiro, ele fora convocado para participar ao lado de seus dez pares no colegiado.

O encontro debateu questões internas da companhia, como os resultados do serviço médico, a política de compliance e a revisão do plano estratégico da Petrobras. Em um determinado momento da reunião, quando se constatou que Paes de Andrade não participaria, os indicados do governo tentaram justificar a ausência.

Caixa diz que investiga denúncias de assédio sexual na instituição

A Caixa Econômica Federal confirmou nesta quarta-feira (29) que recebeu, por meio de seu canal de denúncias, relatos de assédio sexual na instituição, mas sem citar o nome do ex-presidente do banco, Pedro Guimarães.

Segundo a nota divulgada pelo banco, a investigação corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria, “motivo pelo qual não era de conhecimento das outras áreas do banco”.

A nota também diz que, no âmbito da investigação interna que está em andamento, instaurada em maio de 2022, foram realizados contatos com a denunciante, que permanece anônima.

Pré-candidatos não podem apresentar programas de rádio e TV a partir desta quinta

Emissoras de rádio e televisão ficam proibidas, a partir desta quinta-feira (30), de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições deste ano. A regra faz parte do Calendário Eleitoral estabelecido pelo TSE em janeiro.

A Corte estabelece uma multa de até R$ 100 mil em caso de descumprimento da determinação. O pré-candidato ainda poderá ter o registro de sua candidatura cancelada.

A partir do próximo sábado (2), a exatos três meses do primeiro turno, novas restrições entram em vigor.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil