A crise na Ucrânia pode cortar mais de um ponto percentual do crescimento global este ano e acrescentar 2,5 pontos à inflação, estimou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (17), pedindo aumentos dos gastos de governos em resposta.

Aumentos bem direcionados de gastos governamentais dos países da OCDE na ordem de 0,5% do PIB podem reduzir o impacto econômico da guerra em cerca de metade sem aumentar de forma significativa a inflação, disse a Organização.

Com a Europa fortemente dependente das importações de energia russa, o impacto negativo da guerra à economia da zona do euro pode chegar a 1,4%, enquanto nos Estados Unidos seria de cerca de 0,9%, estimou a OCDE em uma análise das consequências econômicas da guerra.

Embora Rússia e Ucrânia respondam por apenas 2% do PIB global, os dois países têm impacto enorme sobre os mercados de energia e commodities, já que são importantes produtores de matérias-primas usadas em tudo, de catalisadores a carros e fertilizantes.

Como os saltos nos preços de energia e commodities apresentam nova pressão sobre a inflação já elevada, a OCDE disse que os bancos centrais devem se focar na normalização da política monetária, embora um ritmo mais lento seja justificado em países onde as consequências econômicas da guerra sejam piores.

Fonte: CNN Brasil