O economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, disse à CNN neste sábado (3) que o crescimento da economia brasileira foi “generalizado” no segundo trimestre de 2022. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na última quinta-feira (1º) indicam que o PIB brasileiro teve alta de 1,2% no período.

Segundo Honorato, o bom desempenho da economia brasileira foi impulsionado por diversos setores.

“[O crescimento] foi generalizado. O crescimento apareceu em quase todos os segmentos da economia brasileira. Em particular, no consumo das famílias, nos investimentos, na indústria e no setor de serviços. Foi disseminado, acho que esse é o grande ponto de relevância. A construção civil tem um desempenho bem forte já há um bom tempo, os serviços de comunicação também tiveram desempenho importante.”

O economista-chefe do Bradesco afirmou que, pelo terceiro ano consecutivo, a economia brasileira tem surpreendido analistas.

“A Economia tem surpreendido. Ela tem crescido mais do que os economistas imaginam. É o terceiro ano consecutivo que o desempenho da Economia é melhor do que a gente imagina.”

Para Honorato, o resultado do último trimestre se deve à derrubada das medidas restritivas impostas por causa da pandemia e pela redução da taxa de juros. O economista afirmou que os juros baixos provocaram um crescimento no crédito.

“Em primeiro lugar, tem a abertura plena, do ‘pós-covid’, que aconteceu ao longo do primeiro semestre de 2022. Em segundo, tem ainda o efeito das taxas de juros, que foram bastante baixas até o final do ano passado, e o crédito cresceu bastante. E, no caso dos investimentos, a impressão é de que a demanda cresceu tanto, consumo de bens cresceu tanto, que a utilização da capacidade está muito elevada e os empresários precisam começar a investir.”

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil