Durante três dias de cerimônias, rituais e muita pompa, o Reino Unido celebrará a coroação de Charles III. Mas o movimento acontece sob a sombra da descolonização do Império Britânico.

Charles foi proclamado rei dois dias depois da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II – que ocorreu em 8 de setembro de 2022 – e a coroação que começará neste sábado reforça sua imagem como o novo monarca britânico.

A cerimônia será vista em todo o mundo, e muito provavelmente com bastante atenção nos últimos cantos do enfraquecido Império Britânico.

Existem pelo menos dez colônias que ainda estão em processos de descolonização e 14 países independentes que fazem parte do Commonwealth, a Comunidade das Nações que tem o rei Charles III como chefe de estado.

“O Commonwealth contém países que tiveram relações constitucionais com minha família, alguns que continuam a tê-los e cada vez mais aqueles que não têm mais laços”, declarou Charles em Ruanda, em junho de 2022.

Em processo de descolonização

O Reino Unido mantém atualmente 14 territórios ultramarinos, doze deles registrados como “Territórios Não Autônomos” no Comitê Especial das Nações Unidas para a descolonização. Ou seja, são territórios administrados por potências estrangeiras que devem alcançar o autogoverno de acordo com o desejo dos seus habitantes.

Também conhecido como C-24, o comitê foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1961 para rever a execução de um mandato estabelecido pela Resolução 1514, que considera o colonialismo contrário à Carta das Nações Unidas.

Quando a ONU foi criada, em 1945, 750 milhões de pessoas viviam em territórios dependentes das potências coloniais. No momento da criação do Comitê C-24, foram identificados  72 “Territórios Não Autônomos” que ainda não haviam declarado independência.

No caso das colônias britânicas, a maior parte desses territórios atingiu autonomia desde o final da Segunda Guerra Mundial, às vezes em meio a processos violentos, como no Quênia e na Nigéria, e em grande parte também na Índia, ao longo de quase todo o século que precedeu a resistência não violenta de Mahatma Gandhi.

Elizabeth II reinou durante a independência de Hong Kong, Bahamas, Jamaica e Sudão, entre outras ex-colônias, durante o rápido desmembramento do Império Britânico.. Um pouco antes de sua ascensão como rainha, tinha sido a vez da Índia e do Paquistão.

Atualmente, restam  17 “Territórios Não Autônomos” no mundo, de acordo com o Comitê C-24, dos quais dez são administrados pelo Reino Unido (os demais estão  sob o controle dos Estados Unidos, França e Nova Zelândia).

São eles: Anguilla, Bermuda, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Ilhas Falkland/Malvinas, Montserrat, Santa Helena, Ilhas Turks and Caicos, no Atlântico e Caribe; Gibraltar, na Europa; e Pitcairn, no Pacífico.

Nesses territórios, que somam cerca de 14 mil quilômetros quadrados, vivem cerca de 272 mil pessoas. Bermudas e Ilhas Cayman são os territórios mais populosos, com 64.054 e 69.914 habitantes, respectivamente, enquanto Pitcairn tem apenas 46 habitantes.

Os casos de Gibraltar e Falkland/Malvinas representam situações muito diferentes do demais. No caso de Gibraltar e das Falklands (para os britânicos), há uma disputa entre o Reino Unido e a Espanha, no primeiro, e a Argentina, no segundo.

O Reino Unido tem soberania sobre Gibraltar desde 1704, quando tomou o território da Espanha durante a Guerra da Sucessão Espanhola. A situação foi reconhecida pela Espanha em tratados, mas o governo espanhol tem proposto a reunificação com o território desde 1960.

O caso das Malvinas/Falklands é o mais alarmante da lista, já que o Reino Unido e a Argentina travaram uma guerra pesada em 1982 (com 907 mortes somados os dois lados) e as relações entre os dois países, que reivindicam soberania sobre o arquipélago, permanecem afetadas pelo conflito  até hoje.

A reivindicação dos dois lados é baseada em argumentos históricos contrastantes. A disputa tem acontecido pelo menos desde 1833, quando o Reino Unido expulsou o governador argentino das ilhas e assumiu o controle usando a força.

Além disso, o território das Falklands/Malvinas é o maior dos que ainda são administrados pelo Reino Unido e identificados no comitê, com 12.173 quilômetros quadrados,. Devido à sua posição no Oceano Atlântico Sul, à pesca e aos potenciais recursos petrolíferos, trata-se de um ponto estratégico.

Países que ainda reconhecem Charles III como rei

Além dos “Territórios Não Autônomos” ainda administrados pelo Reino Unido, ainda existem  14 países independentes ligados à Coroa Britânica pelo seu passado colonial, os chamados “Commonwealth Realms” ou “reinos do Commonwealth”.

São eles: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Ilhas Salomão, Jamaica, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Tuvalu.

Mais uma vez, há enormes contrastes na lista entre grandes países como Austrália e Canadá, e pequenas ilhas como São Cristóvão e Nevis e Santa Lúcia, mas todas essas nações têm uma coisa em comum: embora independentes, eles reconhecem o monarca britânico, neste caso Charles III, como chefe de estado.

Essas ex-colônias podem decidir a qualquer momento se devem manter o sistema constitucional da monarquia e o papel majoritariamente cerimonial do monarca.

O arquipélago de Antígua e Barbuda anunciou em 2022 que realizaria um referendo para decidir se manterá Charles III como chefe de estado. Jamaica e Belize estão considerando a mesma posição.

Sobre o tema, Charles enfatizou em junho de 2022, quando ainda era o príncipe herdeiro, que “o acordo constitucional de cada membro [do Commonwealth], como uma república ou monarquia, é puramente uma questão a ser decidida por cada país membro”.

Mas teremos que esperar pelo desenvolvimento de seu reinado para saber como esses processos avançarão.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil