A mídia estatal norte-coreana divulgou neste domingo (24) que o país ganhou um “poder invencível que o mundo não pode ignorar e ninguém pode tocar” sob Kim Jong Un, uma aparente referência às suas armas nucleares, enquanto Pyongyang se prepara para um feriado militar.

A segunda-feira (25) marcará o 90º aniversário da fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano, e observadores internacionais esperam que a Coreia do Norte organize um grande desfile militar e possivelmente realize outras exibições de armas.

A Coreia do Norte realizou uma enxurrada de testes de mísseis sem precedentes neste ano, e autoridades norte-americanas e sul-coreanas dizem que há sinais de que o país pode retomar os testes de armas nucleares pela primeira vez desde 2017.

As forças armadas da Coreia do Norte possuem equipamentos ofensivos e defensivos que podem “lidar com qualquer guerra moderna”, disse a agência de notícias estatal KCNA em uma reportagem.

O texto elogiou a “ideologia militar genial, excepcional capacidade de comandar o exército e coragem incomparável” de Kim, e sua liderança na conquista do “poder invencível” do país.

A Coreia do Sul detectou sinais de que a Coreia do Norte está se preparando para realizar um grande desfile militar por volta da meia-noite de domingo (no horário local), informou a agência de notícias Yonhap, citando fontes governamentais não identificadas.

O desfile pode incluir cerca de 20 mil soldados e mostrar as mais novas armas da Coreia do Norte.

Fonte: CNN Brasil