A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano (COP24) entra na segunda semana de programação com a missão de concretizar as negociações que podem definir as regras de implementação do Acordo de Paris. É nesta reta final que chegam os ministros dos 195 países integrantes da convenção para as reuniões de alto nível.
A conferência que começou no domingo passado (2), em Katowice, Polônia, vai até a próxima sexta-feira (14). Ao longo da última semana, foram divulgados durante o evento vários estudos que apontam os riscos do aquecimento global para o meio ambiente, para a saúde humana e o desenvolvimento da economia, principalmente em regiões mais pobres com populações vulneráveis.
Os cientistas alertam que as metas de limitar o aumento da temperatura global em até 2º Celsius (ºC) ou o esforço de 1,5 ºC, como prevê o Acordo de Paris, só serão alcançadas se os países adotarem de forma urgente medidas que reduzam de forma significativa as emissões de gases de efeito estufa.

COP24: A conferência que começou no domingo passado (2), em Katowice, Polônia, vai até a próxima sexta-feira (14) – REUTERS/Kacper Pempel/Direitos Reservados

Um dos levantamentos divulgados durante a COP24 aponta que até o fim deste ano as emissões globais de carbono podem crescer até 3%, projeção considerada recorde nos últimos anos.

Fonte: Agência Brasil