Enquanto o Reino Unido se encaminha para o funeral da rainha Elizabeth II na segunda-feira (19), o país enfrenta um dilema desconfortável: o que deve e o que não deve ser cancelado em respeito à monarca?

Jogos esportivos e eventos culturais foram quase totalmente suspensos na segunda-feira, dia do primeiro funeral de Estado do Reino Unido desde a morte de Winston Churchill em 1965. Museus, bancos, empresas, lojas e escolas também fecharão no dia que agora é considerado feriado.

Mas enquanto esses fechamentos foram principalmente antecipados após a morte de uma monarca cujo reinado durou sete décadas, outros causaram consequências mais sérias – deixando alguns britânicos perplexos e irritados.

As consultas hospitalares não urgentes em todo o país foram adiadas devido à falta de pessoal, aumentando uma lista de espera já sem precedentes para assistência médica no país. Os turistas viram seus planos de acomodação serem suspensos, os viajantes são avisados ​​de que os voos serão interrompidos para evitar barulho sobre Londres, e funerais e serviços de alimentação estão preparados para distúrbios.

“É triste que a rainha se foi, mas potencialmente deixar alguém piorar não ajuda”, disse o fotógrafo Dan Lewsey, que disse à CNN que o check-up de sua mãe depois que um diagnóstico de câncer foi adiado por um hospital em Shropshire, no Oeste da Inglaterra. “A vida normal deve ser capaz de continuar até certo ponto”.

A confusão reflete um país que tem lutado com a melhor forma de honrar a rainha. Apesar de décadas de planejamento para a morte de Elizabeth II, o governo se recusou a emitir orientações firmes sobre o que deve e o que não deve acontecer durante o período de luto nacional, deixando muitas decisões para os provedores de serviços.

Isso resultou em abordagens totalmente diferentes de empresas e serviços. Pediu-se aos britânicos que não andassem de bicicleta ou ficassem sem atualizações meteorológicas. Algumas mudanças, como a decisão de um supermercado de diminuir o barulho do bipe do caixa, foram ridicularizadas online. Mas outras deixaram as pessoas preocupadas com serviços essenciais.

“O fechamento de serviços essenciais como bancos de alimentos, consultas agendadas em hospitais e serviços funerários não respeita a rainha. É uma marca de desrespeito ao público britânico”, disse Shola Mos-Shogbamimu, ativista político e autor de “This Is Why I Resist.”.

Rei Charles em velório da rainha Elizabeth / Daniel Leal/Pool via Reuters

Alterações no funcionamento de hospitais e bancos

A suspensão de alguns tratamentos médicos causou preocupação generalizada. “É claro que é muito triste que a rainha tenha morrido, e um funeral é importante, mas estamos pedindo às pessoas que desistam do tratamento médico que pode salvar vidas para a aristocracia”, disse Marcia Allison, 39, à PA Media depois de saber que seu pai de 69 anos teve uma consulta ao dentista cancelada na segunda-feira.

“É abominável pedir a pessoas como ele que percam os dentes por uma chefe de Estado não eleita no século 21. Isso não é democrático”, disse ela à agência de notícias.

Os feriados bancários afetam pessoas em todo o país e deixaram muitos hospitais incapazes de cumprir seus compromissos. O Conselho de Saúde da Universidade Aneurin Bevan, no Sudeste do País de Gales, pediu desculpas pela “interrupção inevitável”, dizendo aos pacientes que está “adiando todas as consultas e clínicas planejadas” para segunda-feira.

Ele vem em um momento particularmente difícil para os pacientes. O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha está operando sob forte pressão; um recorde de 6,8 milhões de pessoas estão esperando por tratamento, de acordo com os últimos números da Associação Médica Britânica (BMA), e há preocupações de que a fila possa aumentar ainda mais com os cancelamentos de segunda-feira.

O braço da BMA para representar médicos juniores também expressou indignação pelo fato de o Royal College of Obstetricians & Gynecologists (RCOG) atrasar os exames na segunda-feira. “Os médicos juniores passam meses dedicados a revisar esses exames. Os atrasos causam um custo mental significativo, além de afetar potencialmente a progressão do treinamento”, disse a BMA.

Um porta-voz do serviço nacional de saúde britânico (NHS, em inglês) disse que “como em qualquer feriado bancário, a equipe do NHS trabalhará para garantir que os serviços de urgência e emergência, incluindo consultas odontológicas e médicas urgentes, estejam disponíveis – e os pacientes serão contatados por seus trusts locais, se necessário, em relação aos seus atuais compromissos”.

Embora as consultas hospitalares perdidas sejam geralmente o resultado de faltas repentinas de pessoal, várias empresas também tomaram a decisão de cancelar seus serviços regulares na segunda-feira, muitas vezes deixando os clientes no escuro.

A Centre Parcs, uma empresa que opera vários resorts no Reino Unido, atraiu críticas em todo o país na quarta-feira (14), depois de anunciar planos de fechar na segunda-feira, deixando os hóspedes sem acomodação.

Desde então, a empresa reverteu seu plano de remover os hóspedes por um dia, mas ainda não permitirá que os clientes cheguem e façam check-in em suas acomodações na segunda-feira, o que significa que alguns foram forçados a encontrar lugares alternativos para ficar a curto prazo.

“Aconteceu do nada”, disse David Grierson, 33, que tinha planos de percorrer a Inglaterra neste fim de semana e chegar ao Centre Parcs, em Cumbria, na segunda-feira. “Agora precisamos encontrar alguma acomodação extra… estamos vendo mais de £ 200 (cerca de R$ 1,2 mil por noite (e) na área de Center Parcs, a disponibilidade é muito baixa”.

“É um pouco desproporcional o que eles fizeram”, disse Grierson à CNN. “Eu entenderia totalmente se eles fizessem algumas mudanças no dia, mas bloquear as pessoas uma vez que já estavam na estrada nos surpreendeu.”

O Center Parcs disse à CNN: “Acreditamos que este foi o direito de fazer e esta decisão foi tomada como uma marca de respeito e para permitir que o maior número possível de nossos colegas faça parte deste momento histórico”. Um porta-voz da empresa acrescentou que as mensagens enviadas da conta de mídia social da empresa, alertando os hóspedes de que devem “permanecer em seus alojamentos” na segunda-feira, foi “um erro”.

“É claro que os hóspedes podem sair de seus alojamentos”, esclareceu o porta-voz.

Aeroporto de Heathrow cancela voos para manter silêncio em cortejos em Londres / Nik Oiko/Sopa Images/LightRocket via Getty Images

‘Inventando à medida que avançam’

Enquanto isso, os lugares públicos lidam com a questão de como honrar ou não a monarca. Imagens e homenagens à rainha são praticamente impossíveis de evitar nas cidades britânicas: paradas de ônibus, estações de trem, vitrines e placas publicitárias carregam seu rosto. Durante sua vida, a rainha se tornou provavelmente a mulher mais reconhecível que já existiu – mas ela ficou ainda mais visível após a morte.

Algumas homenagens, no entanto, parecem mais naturais do que outras. A Semana de Conscientização da Cobaia foi adiada para evitar conflitos com o funeral da soberana. Uma imagem da falecida rainha cercada por latas de feijão cozido em um supermercado britânico atraiu um leve ridículo online. Outra rede de supermercados, a Morrisons, confirmou à CNN que baixou o volume dos “bipes” emitidos quando um item é escaneado no caixa, em respeito à falecida Elizabeth II.

Numerosas empresas e grupos se juntaram ao Center Parcs na emissão de conselhos desconcertantes. A British Cycling pediu desculpas depois de ter recomendado “fortemente” que as pessoas não andassem de bicicleta durante o funeral de estado. Agora eliminou essa recomendação de seus sites, admitindo que “entendemos errado”.

O governo alertou as empresas de que “não há obrigação das organizações de suspender negócios durante o período de luto nacional. Dependendo da natureza e localização de seus negócios e do tom dos eventos planejados, algumas empresas podem considerar fechar ou adiar eventos, especialmente no dia do funeral de Estado”.

A confusão também cercou os outros funerais programados para ocorrer em todo o país no dia em que a rainha for sepultada. “Se um crematório ou cemitério escolhido tomou a decisão de fechar, por qualquer motivo, os diretores funerários estão trabalhando com as famílias para encontrar outra data, ou outro local, com o qual estejam felizes”, disse a Associação Nacional de Diretores Funerários (NAFD, em inglês) em um comunicado.

“O NAFD e outros órgãos do setor funerário orientaram seus membros que essas decisões devem ser lideradas pelas necessidades e desejos das famílias enlutadas”, disse o grupo. O comunicado acrescentou que as conexões de transporte reduzidas no feriado podem impedir que os convidados cheguem aos funerais.

Os voos também serão afetados. O aeroporto de Heathrow, um dos maiores centros de transporte do mundo, anunciou que cancelará alguns voos na segunda-feira para reduzir a poluição sonora sobre Londres no dia do funeral. O aeroporto interrompeu voos anteriormente por um período de duas horas na quarta-feira para “garantir o silêncio” durante uma procissão cerimonial do caixão da rainha.

“A maioria das audiências não ocorrerão” na segunda-feira, disse o serviço de tribunais do país. Testes de condução não serão realizados. E os bancos de alimentos foram forçados a mudar de pessoal para permanecerem abertos. O banco de alimentos de Wimbledon, no Sudoeste de Londres, disse inicialmente que fecharia, mas depois esclareceu que poderia funcionar na segunda-feira graças ao “apoio esmagador” de voluntários de última hora.

O funeral de segunda-feira será assistido por milhões de britânicos. Será o “maior evento de policiamento individual” que a polícia metropolitana de Londres já realizou, disse o vice-comissário assistente da força, Stuart Cundy, durante uma entrevista à imprensa na sexta-feira (16).

Mas o evento deixou as empresas não envolvidas na sua realização em uma ponta solta, pois equilibram seus serviços e funcionários com a natureza importante da morte da rainha.

“É um momento de grande significado nacional, quaisquer que sejam suas opiniões sobre a monarquia”, disse Grierson, refletindo sobre suas férias interrompidas e os cancelamentos vistos em todo o Reino Unido em geral.

“(Mas) muitos negócios podem não ter a orientação do governo sobre o que fazer – então eles estão apenas tentando chegar a isso à medida que avançam”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil