O músico Phil Collins (71), da banda Genesis, anunciou que irá se aposentar por problemas de saúde relacionados à coluna. Collins, que já foi submetido a uma série de cirurgias, realizou sentado o último show no sábado (26), em Londres, na Inglaterra.

No evento, ele surgiu no palco debilitado e de bengala. Os danos aos nervos foram tamanhos que o também baterista nem conseguiu tocá-la no último show. Além disso, a saúde do artista ficou mais frágil nos últimos 15 dias, quando teve uma pancreatite aguda e sofreu uma lesão em uma vértebra do pescoço.

Na edição desta sexta-feira (1º) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou como as lesões na coluna podem deixar sequelas para a saúde.

Eixo central do corpo, a coluna vertebral está envolvida em quase todos os movimentos e funciona como caminho para os nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

“A coluna contém dentro dela o sistema nervoso central, depois que sai do crânio ele continua com a medula. A cada forame intervertebral, ou seja, a cada articulação de vértebra por vértebra, raízes nervosas saem e então tem contato com a periferia, levando informação através dos nervos para que os músculos façam a contração, mas também trazendo informação sensorial”, explica Gomes.

Nesse sentido, alterações anatômicas nessa região, incluindo compressões e distorções, podem atrapalhar o fluxo de informações, provocando dores. Para corrigir alterações na estrutura da coluna, pode ser necessário procedimentos cirúrgicos.

“Quando existe uma memorização da dor, começamos a falar de uma dor crônica, independente de existir uma lesão estrutural de verdade, que está machucando e provocando um processo inflamatório agudo, ou algo que o sistema nervoso de uma forma errada acabou aprendendo e a pessoa precisa conviver com esse desconforto”, afirma.

O médico ortopedista Pedro Baches explica que os problemas da coluna são muito frequentes e, quando graves, podem ter consequências nocivas. Segundo ele, a dor crônica é dos problemas associados e pode ser de difícil tratamento.

“A coluna pode sofrer basicamente por duas causas, uma delas é a alteração neurodegenerativa, então o desgaste que vai acometendo a coluna e a pessoa começa a ter problemas decorrentes disso, ou pessoas que sofrem algum tipo de acidente na vida com traumas graves e fraturas de coluna”, disse Baches.

Principais problemas na coluna

Diferentes condições podem afetar a coluna vertebral, incluindo lordose, escoliose e a hérnia de disco.

Desvios na coluna estão associados à lordose quando afetam a região da bacia, causando curvatura no local. Já os quadros de escoliose são caracterizados por um desvio da coluna para o lado, levando a uma deformidade, causada principalmente pela má postura. Outro desvio é cifose, mais facilmente percebida pelo arqueamento das costas, tórax retraído e ombros projetados para frente.

A hérnia de disco causa fortes dores, podendo provocar paralisação dos movimentos. A condição também favorecida pela má postura, impacta a parte central do disco, que se localiza entre as vértebras.

A artrose, causada pelo atrito entre as vértebras, pode levar à compressão dos vasos sanguíneos ou nervos, provocando dores.

Medidas de prevenção

A adoção de práticas saudáveis pode contribuir para reduzir os riscos de dores na coluna e doenças relacionadas.

As orientações incluem:

  • dormir deitado de lado com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas
  • abaixar-se com as pernas flexionadas ao elevar um objeto pesado do chão
  • manter as costas retas ao sentar, encostadas ao encosto da cadeira
  • não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado
  • nas atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado
  • ao caminhar, manter as costas retas, abdômen contraído, olhar para a frente

(Com informações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia)

Fonte: CNN Brasil