Montar uma lista de “melhores” da TV para 2021 representa uma tarefa difícil, graças à abundância de conteúdo de qualidade e à indefinição das fronteiras entre os formatos tradicionais e os mais novos.

No geral, as minisséries foram o gênero de destaque do ano, produzindo programas mais memoráveis ​​do que qualquer outro – pelo menos, até que as produtoras tentem continuá-las, o que raramente funciona bem.

A televisão também aumentou seu jogo com algumas novas séries ambiciosas e simplesmente divertidas, além da sopa de letrinhas usual de subprodutos sobre crime processual.

Os documentários, por sua vez, impulsionaram o ciclo de notícias em algumas frentes (como “Framing Britney Spears”) e capturaram os desafios políticos que os Estados Unidos enfrentam neste momento (“Four Hours at the Capitol” da HBO e “Q: Into the Storm” se destacando nesse sentido).

Quanto àqueles que vasculham esta lista em busca de descuidos, certamente existem muitos, e tenha certeza de que muitos outros títulos foram considerados.

Eles incluem o vencedor do Emmy “Ted Lasso”, que nunca atingiu o nervo neste quadrante como em outros lugares e fez ainda menos com uma segunda temporada um tanto irregular, e “Round 6“, definitivamente um dos programas mais influentes do ano, cujas deficiências (como aqueles espectadores ricos) não garantiram um lugar entre os melhores.

Além disso, “WandaVision” da Marvel em certo sentido representa tudo o que o estúdio realizou na expansão para o streaming como o mais ambicioso dos quatro programas Disney+ introduzidos em 2021, embora os outros tenham seus méritos em graus variados.

Com essa isenção de responsabilidade, aqui, sem uma ordem específica, estão os destaques da TV de 2021, divididos, sempre que possível, em categorias que refletem, de uma forma pequena, a amplitude do que estava disponível:

Nova série

Vencedores: “The Big Leap” (Fox), “Ghosts” (CBS)

Ambos os programas forneceram uma mistura bem-vinda de comédia e calor surpreendente, o primeiro envolvendo o elenco e a equipe de quem montava um reality show fictício, o segundo refazendo uma comédia britânica sobre um casal se mudando para uma nova casa, com uma experiência de quase morte dando à esposa a capacidade de ver e ouvir os fantasmas que residem lá.

Adiciono uma menção honrosa a “Ordinary Joe” (NBC), um conceito ambicioso que também começou com uma grande promessa, mas não se sustentou, e o retorno de “The Wonder Years” pela ABC.

Nova temporada

Vencedor: “Succession” (HBO)

Mesmo com toda a comoção em torno deste drama da HBO, a terceira temporada foi uma categoria por si só, construindo um caminho em direção a um final épico que aparentemente redefiniu o campo de jogo.

Além disso, com possíveis desculpas a “The Crown” (que não estreou em 2021) e alguns outros selecionados, a série atualmente possui o melhor elenco da televisão.

HBO SUCCESSION
Nova temporada de “Succession” foi um dos destaques em 2021 / HBO / Reprodução

Minissérie

Vencedores: “The White Lotus” (HBO), “Mare of Easttown” (HBO), “Dopesick” (Hulu), “The Underground Railroad” (Amazon), “WandaVision” (Disney+)

Um verdadeiro boom de minisséries, com “The White Lotus” explorando as divisões de classe em um resort de luxo, “Mare of Easttown” oferecendo uma vitrine cintilante para Kate Winslet e “WandaVision” apresentando a história dos sitcoms através de um par de Vingadores, em um história de amor estranha e trágica.

“The Underground Railroad”, por sua vez, apresentou uma fascinante história alternativa dos Estados Unidos e da escravidão, enquanto “Dopesick” – apesar de alguns soluços – parece excessivamente urgente com sua dissecação da Purdue Pharma e a crise de opióides sob múltiplas perspectivas.

Do teatro para as telas

Vencedores: “Come From Away” (Apple TV +), “Derek DelGaudio’s In & Of Itself” (Hulu)

Em um ano com um excedente de musicais, a apresentação da Apple, filmada em um palco, sobre o 11 de setembro, baseada na história real daqueles temporariamente presos em Newfoundland, foi simultaneamente edificante e emocionalmente devastador.

Quanto a DelGaudio, ele aparentemente reinventou a magia como um espetáculo de TV em um show solo que habilmente expandiu sua apresentação ao vivo.

Documentários

Vencedores: “Framing Britney Spears” (FX), “Muhammad Ali” (PBS), “Four Hours at the Capitol e Q: Into the Storm” (HBO)

Indiscutivelmente, nenhum programa fez tanto para impulsionar uma notícia em particular quanto o primeiro de vários documentários sobre Britney Spears, com esse esforço do New York Times Presents levando ao fim de sua tutela após 13 anos.

Cantora Britney Spears foi tema de vários documentários em 2021 / Foto: Reuters

O olhar de Ken Burns para o maior boxeador de todos os tempos capturou o campeão em um ano de notáveis ​​perfis documentais, incluindo aqueles que estrearam nos cinemas, como “Val” e “Brian Wilson: Long Promised Road”.

“Four Hours at the Capitol”, entretanto, entregou um retrato visceral dos eventos de 6 de janeiro, enquanto “Q: Into the Storm” conectou-se a esses eventos, uma vez que traçou as raízes esboçadas desse movimento, junto com o impacto sobre eles que desceram pela toca do coelho.

Rostos e vozes novos

Vencedores: “Reservation Dogs” (FX), “The Sex Lives of College Girls” (HBO Max)

Houve uma diversidade de séries que mostraram novos talentos, mas é preciso reconhecer as vantagens dessas duas. Uma é sobre jovens indígenas americanos chegando à maioridade em Oklahoma. A outra, sobre estudantes universitários de uma universidade privilegiada, capturando dois lados muito diferentes dos jovens que lutam para se encontrar.

Retornos

Vencedores: Dexter: New Blood (Showtime), Cobra Kai (Netflix)

Apesar do ceticismo inicial sobre trazer “Dexter” de volta depois do final original, a nova temporada recapturou o que era ótimo na série, começando com a mistura de humor irônico e a ameaça vigilante de Michael C. Hall.

Quanto à série sobre “Karate Kid” (que estreou em 2021, estreando em 1º de janeiro e retornando em 31 de dezembro), o show se provou incrivelmente criativo entrando em sua quarta temporada, atualizando e jogando com suas alianças em transformação.

Os quatro fabulosos vezes dois

Vencedores: The Beatles: Get Back (Disney +) e McCartney 3,2,1 (Hulu)

“Get Back”, documentário sobre os Beatles, não foi a única produção sobre a banda em 2021 / Get Back / Reprodução

O documentário épico dos Beatles de Peter Jackson recebeu toda a atenção, mas pode ser visto em conjunto com a viagem do Hulu pelos caminhos da memória com Paul McCartney – dois amantes para aqueles para quem “Yesterday” não parece tão distante.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil