Parece que todo mês, quando as contas domésticas vencem, reclamamos sobre como o custo de vida aumentou novamente.

Mas não é apenas anedótico. Segundo o Índice de Custo de Vida Mundial deste ano, divulgado pela Economist Intelligence Unit (EIU), o custo de vida médio aumentou 8,1% em 2022, devido à guerra russa na Ucrânia e aos efeitos prolongados da pandemia.

Em outras palavras — não, não é só você.

“A guerra na Ucrânia, as sanções ocidentais à Rússia e as políticas de Covid zero da China causaram problemas na cadeia de suprimentos que, combinados com o aumento das taxas de juros e mudanças nas taxas de câmbio, resultaram em uma crise de custo de vida em todo o mundo”. Upasana Dutt, chefe de custo de vida mundial da EIU, em um comunicado à imprensa.

Ela acrescentou: “Podemos ver claramente o impacto no índice deste ano, com o aumento médio de preços nas 172 cidades em nossa pesquisa sendo o mais forte que vimos nos 20 anos para os quais temos dados digitais. O aumento nos preços da gasolina nas cidades foi particularmente forte (como no ano passado), mas alimentos, serviços públicos e utensílios domésticos estão ficando mais caros para os moradores da cidade.”

Então, em um ano caro, quais são as cidades mais caras para se viver?

Europa em transição

A EIU, que rastreia as despesas diárias em 172 cidades ao redor do mundo, tem sede em Londres. A capital britânica caiu significativamente na lista este ano, ficando em 27º lugar.

Havia quatro cidades europeias no top 10 – Zurique (sexto lugar) foi a mais alta, com Paris, Copenhague e a cidade suíça de Genebra completando o resto.

A causa mais significativa dos aumentos de preços na Europa Ocidental foi o aumento dos preços do gás, resultado da guerra russa em andamento na Ucrânia e a região tentando encontrar fontes alternativas de gás. O custo de um litro de gasolina aumentou 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sem surpresa, as cidades russas de Moscou e São Petersburgo tiveram aumentos significativos no custo de vida, enquanto a capital da Ucrânia, Kyiv, não foi analisada este ano.

Além dos custos do gás, um fator citado pela EIU foi o valor desigual do euro, usado por algumas, mas não por todas as cidades europeias na lista deste ano – o Reino Unido está na libra e a Suíça tem o franco.

Três outras cidades da Europa — Estocolmo, Lyon e Luxemburgo — também caíram na lista.

Um primeiro vencedor

Embora pareça que a cidade de Nova York já deveria estar no topo da lista, esta é a primeira vez que a maior cidade dos EUA fica em primeiro lugar — embora empatada com a vencedora frequente Cingapura.

Na contabilidade de 2021, Nova York ficou em sexto lugar.

Duas outras metrópoles americanas também chegaram ao top 10 — Los Angeles empatada em quarto lugar com Hong Kong e San Francisco em oitavo.

No total, 22 das 172 cidades que a EIU rastreia anualmente estão nos EUA, incluindo Portland, Boston, Chicago e Charlotte. Cada um desses 22 experimentou um aumento na inflação este ano.

Enquanto isso, o vencedor do ano passado, Tel Aviv, caiu para o terceiro lugar.

Como a lista é feita

Para criar a lista, a EIU compara mais de 400 preços individuais em mais de 200 produtos e serviços em 172 cidades. Eles pesquisam uma variedade de empresas, tanto de alto quanto de baixo custo, para ter uma noção de quanto os preços flutuaram no ano passado.

Outra empresa, a empresa global de mobilidade ECA International, publica anualmente seu próprio ranking das cidades mais caras do mundo. A lista do ECA usa uma metodologia um pouco diferente, olhando para despesas cotidianas como aluguel e custo do transporte público e não inclui produtos de luxo em seus cálculos.

Sua lista, publicada em junho, concedeu a Hong Kong o título de cidade mais cara pelo terceiro ano consecutivo e Nova York em segundo. No entanto, a lista da ECA se inclina fortemente para as grandes cidades da Ásia, já que Seul, Xangai e outros centros urbanos do Leste Asiático chegaram ao top 10.

A lista da EIU é comparada com os preços na cidade de Nova York, portanto, as cidades com moedas mais fortes em relação ao dólar americano provavelmente aparecerão no topo do ranking.

As 10 cidades mais caras do mundo para se viver em 2022

1. Nova York e Cingapura (empate)
3. Tel Aviv, Israel
4. Hong Kong e Los Angeles (empate)
6. Zurique, Suíça
7. Genebra, Suíça
8. São Francisco, Califórnia
9. Paris, França
10. Copenhague, Dinamarca

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil