Nuvens carregadas de chuva se formam pelo Brasil devido a um corredor de umidade que vem da Amazônia e chega até a região Sul e parte do Sudeste neste domingo (13).

Um sistema de baixa pressão atmosférica com características de ciclone extratropical dá origem a uma nova frente fria que segue pelo Sul e Sudeste do país trazendo temporais nos próximos dias pelo país. A umidade que vem do mar também contribui para a chuva nas áreas litorâneas.

Confira a previsão do tempo completa para este domingo, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada em 11.275 locais espalhados por 1.747 municípios brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Há risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Boa Vista, Belém, Teresina, Palmas, João Pessoa, Maceió, Recife.

O tempo permanece instável em todo o Sudeste neste domingo. Os maiores acumulados de chuva estão previstos em praticamente todo o estado mineiro, no Sudoeste fluminense e no Sudoeste e Noroeste do estado de São Paulo.

Pode ocorrer temporais, ventania, queda de granizo e descargas elétricas nos quatro estados da região, inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Neste domingo, a chuva se espalha por todas as áreas da região Sul, com condições para temporais e pancadas fortes de chuva, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 100km/h. As condições climáticas são afetadas pela atuação de um cavado, que consiste em uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Os volumes são elevados, de mais de 100mm, entre as regiões da Fronteira Oeste, de Santa Maria, e do Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste de Santa Catarina e na região da Foz do Iguaçu, como pelo Sudoeste e Sul do Paraná.

A presença de um cavado atmosférico e a umidade que vem da Amazônia contribuem para que nuvens carregadas se formem e com potencial para temporais por toda região Centro-Oeste. Sobre o Mato Grosso do Sul, a chuva intensa tem o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o estado.

São esperadas chuvas volumosas no Sul do Mato Grosso do Sul e na região de Dourados (MS) ao Distrito Federal, passando por Goiás e no Leste do Mato Grosso.

No Nordeste, o tempo permanece firme entre Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Paulo Afonso, na Bahia. Neste domingo, o sol será forte e faz calor, e terá tempo firme em boa parte da região. Nas demais áreas, pancadas de chuva e céu mais nublado.

A chuva mais forte ocorre no Oeste e Sudeste da Bahia até o centro do Maranhão, e entre o Piauí e o Oeste da Paraíba e o Centro-Oeste de Pernambuco, como no Sudoeste do Rio Grande do Norte e no Centro-Sul do Ceará, além do litoral de Alagoas até a costa da Paraíba. São esperados acumulados expressivos de chuva no Oeste da Bahia e entre Maranhão e o Piauí.

Na região Norte, pancadas de chuva isoladas e pontuais ocorrem entre o Leste do Amazonas e o Noroeste do Pará. Pelo Noroeste ao Sul do Amazonas, em Rondônia e no Centro-Norte de Roraima e pontos do Acre a chuva é mais expressiva, com pancadas fortes, raios e rajadas de vento.

Há possibilidade de queda de granizo em pontos isolados entre o Acre, Rondônia e o Amazonas.

(Com informações do Climatempo)

Fonte: CNN Brasil